Projeto cultural leva música instrumental ao Hospital Pequeno Príncipe

 Projeto cultural leva música instrumental ao Hospital Pequeno Príncipe

ProjetoEncontrosMusicaisnoHPP_REL_GrupoNoPluralAgosto2015_CreditoMateusSokolowski

Crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, começam a semana com a manhã embalada por música de qualidade, graças ao projeto Encontros Musicais. Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto, que tem coordenação cultural de Ety Cristina Forte Carneiro, realiza desde fevereiro apresentações mensais na Praça do Bibinha – um amplo saguão no hospital onde acontecem diversas atividades culturais. Até novembro, dez grupos instrumentais terão se apresentado, revelando a riqueza e a diversidade da música brasileira. O próximo show, dia 28 de setembro, será do grupo Terra Sonora.

O Duo No Plural, de Deni Ribas e Bia Cervellini, tocou na segunda-feira, 17 de agosto, para esse público especial – pacientes que estão internados ou em consultas ambulatoriais, seus familiares e colaboradores da instituição. Com a participação especial de Ana Paula Cervellini, que toca viola erudita, o grupo passeou pela MPB e bossa nova, além de interpretar temas de filmes que a garotada adora.

Em julho, o cavaquinista Julião Boêmio e seu quinteto levaram a alegria de uma legítima roda de choro para o público do hospital. Já se apresentaram, também pelo projeto, os grupos Mano a Mano, Daniel Migliavacca Trio, Cellofollia, Art Bossa Quarteto e Rosa Armorial.

O encontro entre os músicos Hamilton de Holanda e Yamandu Costa encerra o projeto no final do ano. O show dos dois grandes instrumentistas será no Teatro Bom Jesus, dia 12 de dezembro, às 20h, com ingressos a preços populares e renda revertida para o Pequeno Príncipe.

Projetos como esse contribuem para a democratização do acesso à arte e à cultura no ambiente hospitalar, com foco no público interno de pacientes, seus familiares e colaboradores. A importância da iniciativa está em garantir às crianças e adolescentes o direito à cultura e à observação do mundo com alegria e disposição, em um momento delicado como o da hospitalização.

 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *