Pesquisa sobre a indústria da música é tema de livro
O músico, compositor, escritor e produtor Téo Ruiz lança seu novo livro “A Autoprodução Musical”, no dia 05 de maio (quinta-feira), pela editora Iluminuras. A obra é um estudo sobre a reconfiguração da indústria da música após os anos 1990, a revolução digital e o papel dos agentes, em especial do compositor e cantautor (quem compõe e interpreta suas próprias canções), na reestruturação do mercado da produção na música. O evento de lançamento acontece às 19h30, na Escola de Escrita, em Curitiba (PR), e terá entrada franca.
O livro é o resultado da dissertação de mestrado em Etnomusicologia, concluída por Téo na Universidad de Valladolid, na Espanha, em 2010. O trabalho apresenta um panorama realista da indústria musical brasileira e do reposicionamento de todos os agentes envolvidos, sujeito às transformações tecnológicas e menos dependente de grandes empresas que centralizam todas as etapas de produção.
De acordo com Téo Ruiz, a principal inspiração partiu da vivência dele como autoprodutor, gestor e empresário de seu trabalho com a música. “Muita coisa mudou nos últimos 30 anos, mas muita gente pensa e atua como estivéssemos nos anos 1980, tentando consumir música da mesma forma que se fazia antes”, diz.
O prefácio é assinado pelo músico e cantor Maurício Pereira, que opina sobre a evolução das gravadoras, empresas de mídias e processos, além das dificuldades que os artistas encontram para fazer música no Brasil. “Os tempos modernos não são nada fáceis pro trabalho intelectual se remunerar. Isso vale pro jornalismo, pra tevê, pra arte gráfica, pra literatura”, descreve Maurício Pereira.
A obra contém 164 páginas e esta à venda em diversas livrarias do país e no site da Editora Iluminuras (http://www.iluminuras.com.br), pelo valor de R$ 47,00.
Sobre o autor:
Téo Ruiz é músico, compositor, escritor, produtor, pesquisador e empreendedor. Especialista em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAAP) e mestre em Etnomusicologia pela Universidad de Valladolid, na Espanha. Tem diversos artigos publicados sobre a indústria da música, participou de cd’s, festivais, eventos e shows de música e poesia pelo país e também pelo exterior.
Além disso é empreendedor cultural, coordenando uma série de outros projetos coletivos que circulam pelo país. Em 2006, escreveu o livro Contra-Indústria junto com Estrela Leminski, sua parceira de música e vida. Juntos gravaram três discos de composições: Tudo tem Recheio (2006) com a banda Casca de Nós, Música de Ruiz (2006) e São Sons (2011), considerado um dos melhores álbuns do ano pela Revista Embrulhador. Este ano, preparam mais um trabalho de suas composições, unindo música e vídeo.
Lançamento do livro “A Autoprodução Musical”
Quando: 05/05 (entrada franca)
Horário: 19h30
Onde: Escola de Escrita – Rua Riachuelo, 427 – Centro