Blue Park investe R$ 10 Milhões em nova atração e registra crescimento de 26% nesse ano
Laguna lança BIOOS e apresenta um novo olhar para a saúde e bem-estar
O empreendimento, inédito no Brasil, traz uma série de serviços e comodidades no Alto da Glória
Fachada BIOOS
Eles movimentam um mercado de R$1,6 trilhão por ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Locomotiva. São ativos, saudáveis, independentes, têm sonhos, planos e vivem bem. Quem são? Os consumidores com idade superior a 60 anos, a “geração do futuro”, segundo o Tsunami+60, estudo que une dados sobre o mercado prateado internacional e as tendências de inovações do setor com pesquisa quanti e qualitativa do brasileiro com mais de 60 anos. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o número de idosos deve superar crianças e jovens de até 14 anos em 2031. Já em 2050, o Brasil deve ser o sexto país do mundo com mais longevos. Essa faixa etária deve representar 20% do consumo nacional.
As consequências do envelhecimento populacional também repercutem na construção civil. Isso porque há muitas características para levar em consideração em imóveis capazes de oferecer segurança, autonomia e bem-estar para este público, que anseia por projetos mais humanos e acessíveis.
No que diz respeito à comunidade médica e hospitalar, de acordo com a ONMAPS 2020, mais de R$363 milhões foram gastos com saúde na região do empreendimento(raio de 2km), o que significa 65% do consumo total em Curitiba. Outros dados reforçam a necessidade de um empreendimento como o BIOOS: mais de R$34 milhões são gastos com serviços de cirurgia, tratamento médico e ambulatorial, consultas e exames e R$19 milhões gastos com consultas e exames na região do empreendimento. “Verificamos que havia uma oferta abaixo das necessidades da região e trouxemos a proposta de uma rede interconectada de profissionais de diferentes especialidades, o que garante maior comodidade aos pacientes e facilidade para o corpo clínico que poderá trabalhar de maneira colaborativa”, conta Gabriel Raad, diretor geral da Laguna.
De olho nesta demanda, do público 60+ e do setor da saúde, a construtora Laguna lança, em Curitiba, o BIOOS, empreendimento que terá, em um único terreno, duas torres que se complementam: torre BIOOS Home e torre BIOOS Health, para oferecer qualidade de vida e saúde numa localização privilegiada, entre três das principais ruas do Alto da Glória: Avenida João Gualberto, Rua Augusto Severo e Rua Nicolau Maeder.
Para oferecer um projeto com essa envergadura, a Laguna reuniu uma equipe multidisciplinar de referência para fazer do BIOOS um empreendimento inédito. “O BIOOS é um dos melhores projetos que a nossa equipe teve a oportunidade de desenvolver, caracterizado pela integração entre as necessidades do trabalho e moradia”, avalia Ricardo Amaral, que assina o projeto arquitetônico.
BIOOS – Mall com diversas lojas e serviços vai integrar as torres Home e Health
Interligando as duas torres, o BIOOS terá um Mall, que corresponde ao pavimento térreo e, portanto, com ampla circulação de pessoas e facilidade de acesso. A proposta é proporcionar para quem mora, trabalha e frequenta o empreendimento a comodidade de ter, em um único lugar, todo o necessário para se viver bem, com comércios e serviços de alto padrão de qualidade, incluindo a primeira unidade da Família Farinha – padaria mais premiada da cidade – fora da sua unidade matriz. Além dos ambientes comerciais, o Mall traz também áreas comuns que estimulam a convivência no espaço. Todos os detalhes arquitetônicos foram pensados para conectar o empreendimento com o bairro e potencializar a sensação de bem-estar.
Mall
Lojas de serviços e conveniência
9 lojas | 111m² a 261m²
BIOOS Home
BIOOS Home – apartamento decorado
O BIOOS Home foi pensado para o público 60+, com residências planejadas e preparadas para atender às necessidades dos moradores. “A proposta é que o espaço se adapte ao morador, e não o contrário. Entendemos que cada ciclo deve ser bem vivido com conforto e segurança”, conta Flavia Ranieri, arquiteta que assina o projeto de interiores do BIOOS Home. Além, disso, o empreendimento terá uma série de espaços para vivênciaem comunidade e diferenciais, como: atendimento básico de saúde, serviços pay per use de lazer, cuidado, bem-estar, saúde e conveniência: atendimento a domicílio, cuidador, organização, limpeza, reparo e manutenção das residências, e uma rotina de atividades de lazer e bem-estar de acordo com o perfil dos moradores. Os serviços serão prestados por empresas especializadas e de referência em seus segmentos. “Levamos em consideração a segurança física e emocional, com uma arquitetura amigável capaz de oferecer a máxima independência e autonomia do usuário”, completa Flavia. Para ela, ainda hápreconceitos e estereótipos embutidos em decisões de projetos comerciais e residenciais a todo momento. “A resolução começa pela compreensão de que o público maduro é diverso e complexo. Nem todos os longevos são iguais. Nem todas as soluções servem para todos. É necessário, acima de tudo, entender que as pessoas envelhecem de formas diferentes”, conclui a arquiteta.“Não há nada parecido no Brasil, onde o empreendimento está estruturado e focado em atender a nova geração de idosos, com unidades residenciais completas, independentes, em região nobre e central da cidade”, completa André Marin, diretor de incorporação da Laguna.
Entre os diferenciais dos apartamentos estão: