Conseg-Batel apresenta manual de segurança à Polícia Militar

 Conseg-Batel apresenta manual de segurança à Polícia Militar

 Coronel Marino; o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Batel, Acef Said; e o Coronel Rocha

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Batel (Conseg-Batel), Acef Said, apresentou nesta semana um manual de segurança ao Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, destinado aos moradores do bairro e turistas que visitam Curitiba. Com muitas dicas preciosas, a cartilha está sendo distribuída em pontos estratégicos e turísticos da cidade.

Recebido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Maurício Tortato, e pelo secretário de Segurança do Estado, Wagner Mesquita, Said explicou que o manual tem 30 páginas e foi elaborado em português e inglês, baseado nas principais queixas dos comerciantes, moradores do bairro e proprietário de hotéis do bairro. “A partir das queixas feitas nos últimos 15 anos, fizemos uma cartilha que orienta e alerta as pessoas para se protegerem”, conta.

O Conseg-Batel também levou em consideração os dados levantados em conjunto pela Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança pública do Estado. O manual foi elaborado com o apoio da Compagás.

Além de conter dicas úteis de segurança, o manual dá informações à população e aos turistas como forma de prevenção a situações do dia a dia. A publicação contém  depoimentos de autoridades da área de segurança pública e privada e do turismo. Entre as dicas de segurança, estão orientações para as pessoas se portarem na rua, no transporte público, no carro e como manter a casa segura no dia a dia. Há também dicas para os síndicos e zeladores e medidas preventivas para viagens de carros, no hotel e no uso de cartões bancários.

O manual traz ainda uma lista de cuidados com a casa ao deixá-la vazia em caso de viagem. “O objetivo é alertar nossa comunidade e os nossos turistas sobre algumas situações que podem enfrentar, não só em Curitiba, mas também em outras cidades”, explica Said.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *