Universo masculino na arquitetura
Em sua sétima participação na Casa Cor Paraná as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, da ArqTríade, apresentam ao público o Studio do Executivo. Com um espaço de 35m², o ambiente possui sugestões que proporcionam conforto e trazem requinte ao homem moderno. Sobriedade, elegância e funcionalidade são os pilares que balizam o projeto. Um espaço perfeito para relaxar e receber os amigos.
A característica masculina começa com a escolha da paleta de cores sóbrias e da aplicação de madeira ao ambiente, que está presente em pilares que delimitam o espaço, na adega e em aplicação nas vigas do forro. O teto foi rebaixado em drywall para abrigar o sistema de iluminação, que conta com três pendentes centrais confeccionado em lâminas de madeira, lançamento da New Line Import, e spots com lâmpadas em LED, da Grey House, para complementar o cenário. Os grandes destaques podem ser vistos na adega projetada, na parede revestida em Ecobrick, da Guaraúna, e na lareira, revestida em aço corten. O sistema de áudio e vídeo, da Avex Technology, foi montado com caixas de som embutidas no teto e uma televisão sobre a lareira.
O mobiliário planejado da Evoque By Adesso vestiu o estúdio com os padrões Amêndoa, Gianduia e Preto, aproveitando bem todos os espaços disponíveis. A porta segue o padrão requintado, com kit aparente para correr. O puxador escolhido foi o modelo Prisma, da Forma & Função. Para o piso a escolha foi pelo laminado de madeira Vineyard, da Vintage Floor, lançamento apresentado no Studio do Executivo, que demanda de poucos cuidados e é de fácil manutenção.
A artista plástica Sila Lima mostra seu trabalho de photoart com imagens da coleção “Impermanência”, coletânea de uma pesquisa imagética em ferros-velhos e demolidoras de Curitiba e região metropolitana que propõe uma nova compreensão sobre materiais rejeitados ou que vêm sendo consumidos pelo tempo. Nessa mesma pegada, a artista apresenta Instalação DeskARTE, desenvolvida em parceria com o arquiteto Guilherme Albuquerque. Composta em sua maioria por retalhos metálicos retirados de caçambas de entulho, as esculturas e instalações DeskARTE são sustentáveis, sendo que a matéria-prima encontrada é visualmente reorganizada e remodelada até se transformar em um novo objeto com uma nova linguagem.
Pensando na praticidade para o dia a dia do executivo e na sustentabilidade do projeto as arquitetas optaram por materiais com manutenção facilitada e que não precisam de tantos produtos químicos para limpeza e conservação. Além disso, todo o material selecionado para compor o décor foi escolhido baseado nas empresas com certificação ambiental e reaproveitamento dos materiais que já foram utilizados com outras funções.
Todo o mobiliário solto é da Artefacto, que complementa a decoração, trazendo sofisticação ao espaço, com poltronas de couro, sofá de veludo e mesa central de vidro. A lareira ecológica e o tapete da Tabriz deixam o espaço mais aconchegante e aquecido, enquanto o papel de parede listrado preto, Fusion Zin, reveste as paredes, que contam com o rodapé e molduras da Santa Luzia.