RECORTES DE UM LUGAR

 RECORTES DE UM LUGAR

A artista visual Mazé Mendes é considerada uma das mais importantes pintoras paranaenses.
Para a exposição que realizará a partir de 18 de agosto de 2022, na Sala 7 do Museu Oscar Niemeyer, ela selecionou, em parceria com a curadora Rosemeire Odahara Graça, pinturas de produção recente e fotografias, documentos e um pequeno grupo de obras que permitirão ao visitante entender seus mais novos trabalhos, numa relação direta com o caminho criativo que vem desenvolvendo desde o final da década de 1970.
Plotagem (entre 1.000 e 1.500 caracteres com espaçamento) Texto curatorial
RECORTES DE UM LUGAR
Atuante desde o final da década de 1970, Mazé Mendes é uma das mais importantes pintoras paranaenses.


A presente exposição é uma mostra das obras que a artista concebeu entre 2019 e 2022 em diálogo direto com algumas criações de tempos anteriores, que permitirá ao visitante entender o caminho que o olhar dela percorre pelo mundo.
Muitas das obras de Mazé são ressignificações de suas observações do movimento, das estruturas e das casuais composições geradas pela desconstrução e ocupação humana de cidades.
Caminhante atenta, que algumas vezes registra por meio de fotografias aquilo que a maravilha nas urbes, ela nos leva a ver uma harmonia que habita o caos do desuso. Ampliando detalhes que passam despercebidos pelo deslocamento focado no destino final, ela nos induz a pensar como temos feito menos da riqueza que é a própria viagem entre espaços e tempos.
Pintora de gesto firme e de ousada paleta de cores, Mazé nos convida ao universo da reflexão, à observação mais demorada, à imersão em camadas de sentidos.

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post