Juventude da Zona Noroeste de Santos lança documentário sobre a força das mulheres periféricas

 Juventude da Zona Noroeste de Santos lança documentário sobre a força das mulheres periféricas

Nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h30, acontece o lançamento do documentário “Jardineiras do Mundo”, uma produção original de jovens do projeto Go Alemoa Go, no espaço REPAZ – Associação Espírita Recanto da Paz, localizado na Rua Dr. Pedro de Castro Rocha, 133, no bairro São Manoel, em Santos (SP).

A obra mergulha nas vivências de mulheres da Zona Noroeste de Santos, abordando de forma sensível e potente temas como racismo, preconceito, violência de gênero e as desigualdades enfrentadas no cotidiano. Ao mesmo tempo em que denuncia essas realidades, o documentário ilumina caminhos possíveis, valorizando histórias de resistência, autocuidado e construção coletiva. São narrativas de mulheres que fazem a diferença em suas comunidades, atuando como verdadeiras jardineiras da transformação social.

“A ideia veio de uma das futuras entrevistadas, a Dona Jurema, que nos perguntou: ‘Por que não contar a história das mulheres da comunidade?’. Mulheres que enfrentam dupla jornada e tantas responsabilidades, mas quase nunca são lembradas. Guardei aquilo. No ano seguinte, com os jovens, mapeamos essas histórias e fomos gravar. O processo foi formativo, cheio de desafios, mas muito bonito”, relata Ailton Martins, documentarista e educador social.

O documentário é resultado do trabalho de formação e protagonismo juvenil promovido pelo projeto Go Alemoa Go, que desde 2018 fomenta iniciativas de desenvolvimento comunitário na Zona Noroeste. O projeto é uma realização do Instituto Plataforma Brasil (IPB), em parceria com a Vopak Brasil e a WeConnect Foundation.

Sobre o Instituto Plataforma Brasil – IPB

O Instituto Plataforma Brasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que empodera jovens como agentes de mudança por meio da cultura e do esporte. Atua em parceria com instituições internacionais para promover oportunidades que transformam indivíduos e comunidades – do Ego ao Eco. É representante oficial da Anne Frank House e parceiro da Johan Cruyff Foundation no Brasil.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos.

Related post