Emplacamentos de veículos em agosto mantêm crescimento

 Emplacamentos de veículos em agosto mantêm crescimento

O mercado automotivo paranaense fechou o mês de agosto de 2025 com 33.103 veículos novos emplacados, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos – Regional Paraná (Regional Fenabrave-PR). No acumulado do ano, o estado atingiu 232.994 unidades comercializadas, contra 173.816 no mesmo período de 2024 – uma alta de 34,05%.

Em Curitiba, o resultado também foi positivo: foram 17.453 veículos emplacados em agosto, acumulando 113.222 unidades em 2025, frente a 57.953 no ano anterior, crescimento de 95,37%.
O segmento de motocicletas segue como destaque. No

Paraná, foram 14.199 motos em agosto e 96.567 no acumulado do ano, representando 91,51% de alta. Em Curitiba, as motos somaram 8.917 unidades no mês e 57.219 no acumulado. Os automóveis também se mantêm fortes, com 86.177 unidades emplacadas no estado de janeiro até agosto e 43.632 em Curitiba. Já os comerciais leves atingiram 26.640 unidades no Paraná e 7.686 na capital, reforçando sua representatividade.

Os segmentos de caminhões e ônibus apresentaram retração, somando 9.895 unidades no Paraná e 2.919 em Curitiba. Já os implementos rodoviários totalizam 6003 unidades no Paraná e 904 na capital.

O presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Regional Fenabrave-PR, Marcos da Silva Ramos, pondera que os números são positivos e reforçam a diversidade do setor, mas exigem cautela. “O que pode alterar o resultado é o desaquecimento da economia e as altas taxas de juros, que provocam a desaceleração do crédito para o nosso setor”, afirma.

Apesar dos desafios, os dados confirmam a consolidação de novas tendências de consumo e mobilidade, com forte peso das motocicletas e estabilidade dos automóveis como pilares do mercado paranaense.

Dados de veículos novos no Brasil AQUI: ttps://www.fenabrave.org.br/portalv2/Noticia/17475

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post