Brasil lidera crescimento do turismo internacional

 Brasil lidera crescimento do turismo internacional

O Brasil consolida sua posição de referência no mapa do turismo global: segundo a mais recente edição do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo divulgado neste mês, o país apresenta o maior crescimento nas chegadas de visitantes estrangeiros entre os principais destinos internacionais.

Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil registrou um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024. Com o desempenho, o país superou localidades que também tiveram forte expansão, como Vietnã e Egito (ambos com 21%), além de Etiópia e Japão (18%).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra o avanço. “Os números mostram que o Brasil voltou a ser protagonista do turismo mundial. Estamos colhendo os resultados de uma política integrada entre governo, setor produtivo e promoção internacional. O mundo voltou seus olhos para o Brasil – e estamos preparados para receber ainda mais visitantes”, enfatiza Sabino.

Globalmente, segundo o relatório, mais de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente no período, 32 milhões a mais que no ano anterior. No início desta semana, o Brasil alcançou a marca recorde de 8 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e novembro, superando a meta anual de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A projeção do Ministério do Turismo é ultrapassar 9 milhões até o fim de 2025.

O diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, Heitor Kadri, avalia que o país vive um momento singular no cenário global. “Do ponto de vista internacional, poucos países apresentam um salto tão significativo quanto o Brasil. O ritmo de crescimento é resultado direto de planejamento, promoção eficiente e de um patrimônio turístico único. O Brasil se consolida como um dos destinos mais competitivos do mundo em 2025”, aponta Kadri.

IMPACTO – Além do aumento no volume de visitantes estrangeiros, as receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil também atingiram níveis inéditos. A ONU Turismo aponta que o país registrou uma alta de 12% de janeiro a setembro de 2025. De janeiro a outubro deste ano, turistas internacionais movimentaram US$ 6,617 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 10,19% ante igual intervalo de 2024 e o melhor resultado desde o início da série histórica.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post