XI Congresso Nacional Moveleiro debate o papel do setor após grandes catástrofes e premia projetos de reconstrução

 XI Congresso Nacional Moveleiro debate o papel do setor após grandes catástrofes e premia projetos de reconstrução

 

Um dos principais encontros do setor no país, evento acontece nos dias 1 e 2 de outubro, na sede da Fiep, em Curitiba, e tem inscrições gratuitas

O Congresso Moveleiro está de volta e vai discutir o papel do setor na reconstrução após grandes catástrofes. Última edição aconteceu em Arapongas, em 2019.

Qual o olhar e a contribuição da movelaria brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes? Com essa provocação, empresários  do setor de todo o país reúnem-se em Curitiba nos dias 1 e 2 de outubro, para a 11ª edição do XI Congresso Nacional Moveleiro – edição 2024. Organizado pela Federação das Indústria do Paraná (Fiep) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), o evento vai discutir as consequências de tragédias ambientais como a vivida pelo Rio Grande do Sul, refletir  sobre a responsabilidade social e sustentável da indústria moveleira, além de mostrar como empresas do setor contribuíram para mitigar o sofrimento da população, com ações voluntárias de impacto.

O principal objetivo do Congresso é fortalecer o setor moveleiro nacional, contribuindo para o seu desenvolvimento. O summit da movelaria brasileira tem uma programação dinâmica de palestras, painéis, rodadas de negócios e um concurso voltado a estudantes para fomentar ideias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes.

“O evento tem dois dias de muita interação entre os profissionais da área, além de ser uma vitrine para a indústria moveleira, proporcionando uma plataforma para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Irineu Munhoz, Coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep e Presidente da Abimóvel. “Nossa temática não apenas reconhece os desafios atuais, mas também busca soluções inovadoras e sustentáveis para reconstruir vidas e economias afetadas por desastres, trazendo novas perspectivas para o futuro do viver — o que a indústria de móveis sabe fazer de melhor!, completa.

A força moveleira

A indústria moveleira movimenta mais de R$ 52 bilhões por ano no Brasil, segundo dados do Conselho Setorial da Fiep. Com 21,7 mil empresas, o setor de móveis nacional emprega cerca de 270,6 mil trabalhadores diretos e indiretos, investe em tecnologia e leva a marca do Brasil para cerca de 180 mercados internacionais,

Os estados do Sul e Sudeste se destacam no cenário nacional e concentram 74% das empresas moveleiras e quase 80% dos empregos do setor no país. O Paraná tem o segundo maior número de postos de trabalho e de indústrias, gerando 38.490 empregos em mais de 3 mil estabelecimentos.

O Congresso vai mostrar a força do setor moveleiro, seus desafios e investimentos em inovação. Cerca de 700 participantes são esperados no evento, entre arquitetos, designers, influenciadores, representantes da indústria e varejo, fornecedores de insumos, bens e serviços. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro.

Grandes nomes do setor e renomados palestrantes estão confirmados para essa edição. A atriz e escritora Danni Suzuki vai falar sobre o potencial humano e o poder da solidariedade, provocando uma reflexão sobre o papel de cada um em uma constante evolução. Já o palestrante Thiago Concer, especializado em vendas, traz o desafio da gestão comercial na reconstrução da vida das pessoas e da Economia.  

Também estão confirmados Carlos Ferreirinha, consultor especializado no segmento de luxo, Marcos Batista, Diretor de Inovação do Centro Paula Souza (CPS) e Cofundador da startup Sala do Empreendedor Digital (GOVTECH), o designer Sérgio Matos e a arquiteta e presidente da Confraria AD, Elisa Mielke, entre outros palestrantes.

Rodadas de Negócios

Um dos pontos altos da programação, o Projeto Comprador promove rodadas de negócios com oportunidades para os participantes estabelecerem conexões estratégicas, consolidarem parcerias e fecharem negócios. Realizadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), 43 indústrias de móveis brasileiras e 15 compradores internacionais já estão confirmados para o encontro em um ambiente de negócios estrategicamente pensado para o networking, impulsionando o crescimento e a inovação no setor moveleiro.

Exposições

No hall da Fiep também serão realizadas exposições, organizadas pela ABIMÓVEL, com peças que estiveram expostas no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, por intermédio do Projeto Brazilian Furniture, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A mostra traz também um segmento especial de criações desenvolvidas por micro e pequenas empresas de móveis brasileiras que se destacaram em grandes premiações internacionais, incentivando a competitividade no setor por meio do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário), organizado em colaboração com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Concurso

Nesta edição, acontece também o Concurso da Movelaria Brasileira, promovido em parceria com o Sesi. Estudantes do Colégio Sesi foram convidados a desenvolverem estratégias que contribuam para a reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por catástrofes. Reunidos em grupos, eles devem trazer ideias que priorizem a responsabilidade social das indústrias moveleiras, considerando o respeito às relações da empresa/indústria em todos os âmbitos: funcionários, clientes e comunidades locais.

As estratégias também devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 10 e 11, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, devem promover o consumo consciente, a produção sustentável e a participação ativa da comunidade.

Os projetos serão avaliados por um júri composto por especialistas do setor levando em consideração critérios como originalidade, viabilidade técnica, impacto ambiental e social, além da capacidade de implementação. Serão selecionados 10 projetos finalistas, que serão avaliados por uma nova banca, durante o primeiro dia de Congresso. Os cinco melhores projetos terão a oportunidade de apresentar suas ideias no palco do evento, além de receberem prêmios que incluem suporte para o desenvolvimento dos projetos e mentorias.

Prêmio Design

O Congresso Nacional Moveleiro também servirá de palco para a apresentação do Prêmio Design da Movelaria Nacional, que está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025. A premiação surge como uma ação inédita no setor e no país, destacando a excelência dos designers e indústrias moveleiras de norte a sul, e impulsionando suas criações para novas fronteiras, incluindo o Salão do Móvel de Milão, na Itália, a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York, nos Estados Unidos, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais.

Com seis categorias, o prêmio convida designers, arquitetos, estúdios de design, estudantes da área e fabricantes de móveis brasileiros de qualquer porte a repensarem soluções em mobiliário para a evolução do viver, contemplando critérios de viabilidade produtiva, econômica e ambiental. Os interessados podem inscrever projetos em mais de uma categoria.

A ação é organizada pela ABIMÓVEL com correalização da ApexBrasil do SEBRAE e da Fiep.

SERVIÇO

11ª Congresso Nacional Moveleiro 2024

Data: 01 e 02 de outubro de 2024
Local: Centro de Eventos da FIEP, Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba-PR
Inscrições e detalhes sobre a programação:https://www.congressomoveleiro.com.br/evento/congressomoveleiro
Para atualizações sobre o 11º Congresso Nacional Moveleiro siga as páginas do Instagram da Abimóvel (instagram.com/abimovel) e do evento (instagram.com/congressomoveleiro).

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post