Tecpar amplia competitividade de pequenas empresas

 Tecpar amplia competitividade de pequenas empresas

CURITIBA (BRASIL), 03/06/2025; VH Metalúrgica personagem Murillo Skrzek, diretor de produção e Cliente com certificação ISO 9001 do TECPAR; Paraná, Brasil, Foto: Hedeson Alves/TECPAR

Há 28 anos atuando na certificação de sistemas de gestão, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem contribuído para aumentar a competitividade de pequenas empresas que buscam por um diferencial no mercado. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 96% das empresas abertas no Brasil em 2024 são pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte (MPE).

Na busca por estratégias para aumentar a confiança do cliente e abrir novas oportunidades de negócio, empresas de pequeno porte procuram o Tecpar para obter a certificação com base nas normativas de padrão internacional, como a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ou relacionadas à sustentabilidade, como a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

“O Tecpar é um grande parceiro de empreendedores que querem se destacar em um mercado global cada vez mais competitivo. É comum acreditar que certificação só pode ser implantada em negócios de grande porte, mas ela também está acessível e pode trazer muitos benefícios para empresas em crescimento. A ISO 9001, por exemplo, é uma certificação com reconhecimento internacional que amplia o alcance das pequenas e médias empresas”, afirma a gerente de Certificação de Sistemas do Tecpar, Melissa Umata.

AUTOCONHECIMENTO – Auditora do Tecpar Certificação há 14 anos, Sandra Mara Corrêa tem observado o aumento na adesão da certificação por empresas com até 20 funcionários, interessadas em melhorar a eficiência operacional e instituir uma gestão profissional em seus negócios.

Neste sentido, ela orienta que o primeiro passo é conhecer a fundo os requisitos da norma, e entender como essas exigências devem ser atendidas em seu negócio. Segundo Sandra, algumas das questões a serem respondidas são: em que nível de organização a empresa se encontra, o que deve fazer, para onde quer ir, quem quer se tornar (missão, propósito, visão e valores).

“As normas de gestão são instrumento de planejamento, controle e organização, portanto, elas auxiliam no entendimento do status quo da organização. O principal desafio é o autoconhecimento da empresa e a decisão de melhorar, entendendo quem é o seu cliente e o que ele deseja”, pontua.

Outro desafio citado por Sandra está em promover o engajamento dos colaboradores no processo de certificação. Para ela, essa questão pode ser solucionada se o gestor escutar as pessoas para saber o que necessitam para evoluir, se comprometerem e se engajarem.

“Um fator muito importante é a coragem aliada à vontade de fazer dar certo, assim toda a equipe vai acreditar no sucesso. Afinal, o que é uma empresa? É uma ideia sustentada e mantida por uma equipe de pessoas. Se acreditam, elas fazem dar certo”, enfatiza.

Ela observa que embora as pequenas empresas tenham menos recursos financeiros para investir na implementação das normas, esse obstáculo pode ser superado com o apoio de instituições que facilitam o acesso ao processo de certificação.

DIFERENCIAL – Com cerca de 20 funcionários, a Metalúrgica VH, localizada em Curitiba, é uma das empresas de pequeno porte certificada pelo Tecpar com a ABNT NBR ISO 9001:2015, que ampliou seus negócios após obter a certificação.

Murillo Skrzek, diretor de produção, conta que a empresa nasceu da iniciativa empreendedora de Luiz Paulo Skrzek. Torneiro ferramenteiro há 20 anos, ele observou uma necessidade do mercado em obter serviços de usinagem e planejou abrir seu próprio negócio. Quando as grandes companhias começaram a terceirar seus processos, a VH nasce apenas com uma máquina e um contrato. Com as demandas aumentando, logo foi necessário contratar mais colaboradores e adquirir mais máquinas.

Em 2019 a empresa deu um grande salto obtendo sua certificação ISO 9001 e construindo seu próprio galpão. “A necessidade da certificação surgiu em ampliar a carteira de clientes, e o requisito para iniciar o processo de fornecimento era a certificação ISO 9001. Com a implementação da norma a empresa padronizou processos, otimizando o fluxo de operações e reduzindo a quantidade de falhas em operações da empresa. Além disso, a certificação abriu portas para fornecer para mais clientes, aumentando o tamanho e faturamento da empresa”, conta Skrzek.

O diretor de produção lembra que muitos desafios são enfrentados durante o processo de certificação, como o investimento com consultorias e auditorias, organização da documentação e a modelagem dos processos. Segundo ele, o maior desafio foi mudar processos que estão em desconformidade com a norma, treinar os colaboradores aos novos procedimentos e manter esse padrão ativo e funcionando, o que leva tempo e muita dedicação.

“É um investimento considerável, contudo ele se paga e vale a pena no final. Com a certificação nosso ticket médio aumentou e, com isso, as margens de lucro também aumentaram. De 2019 para cá a empresa cresceu mais de 70% em faturamento e adquiriu diversos novos clientes”, salienta.

BENEFÍCIOS – A lista de benefícios obtidos com a certificação é longa. Ao implantar um sistema de gestão normatizado, a empresa identifica e organiza seus processos, localizando pontos para redução de custos, melhorando a produtividade e o monitoramento de seus produtos ou serviços. Os colaboradores participam de treinamentos sobre requisitos legais relacionados ao produto ou serviço, que contribuem para ampliar a competência das equipes.

Além disso, a implementação das normas ajuda a manter conformidade legal da empresa e abre portas para novos mercados, já que muitas vezes, a certificação é um pré-requisito para entrar em redes de varejo, mercados internacionais e outros canais de distribuição.

A certificação também atesta que a empresa segue padrões de qualidade e segurança e demonstra o seu compromisso com a responsabilidade social, o que fortalece a reputação da marca e aumenta a sua credibilidade.

“Como resultado de todas essas ações, a empresa certificada consegue oferecer um melhor produto ou serviço, atendendo as especificações dos clientes e melhorando a satisfação deles. Tudo isso contribui para a manutenção e a ampliação da competitividade do negócio”, diz a auditora.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post