Segundo Prêmio Orgulho da Terra

 Segundo Prêmio Orgulho da Terra

 

O Prêmio Orgulho da Terra 2022, acontece dia 30 de novembro, em Curitiba, e ampliou para 16 categorias e 20 personalidades o número de homenagens aos expoentes do agronegócio paranaense. As novas categorias desta segunda edição são Café, Tecnologias, Sucessão e Mulheres no Agro, que se somam a Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Feijão, Inclusão Social, Piscicultura, Sericicultura, Soja e Milho, Suínos e Turismo Rural. A premiação, que mobilizou milhares de pessoas no ano passado, nasceu para valorizar e reconhecer os produtores rurais paranaenses e as melhores práticas do agronegócio.

Produtores premiados na primeira edição 

O projeto é uma realização do Grupo Ric em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Ao ser lançado em 2021, o Prêmio Orgulho da Terra também homenageou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, escolhido como personalidade do agronegócio do ano. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o vice-governador Darci Piana participaram da entrega dos troféus. Neste ano, o prêmio é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínio da C.Vale da Globoaves, e será entregue no dia 30 de novembro, mais uma vez com a presença de todos os homenageados.

“Trazemos um forte olhar sobre os produtores paranaenses, que estão cada vez mais engajados em boas práticas ambientais, sociais e econômicas, e merecem ser reconhecidos fora de suas porteiras, o que só é possível com um trabalho jornalístico feito com carinho e competência, como estamos promovendo na RICtv”, destaca Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric e um dos maiores entusiastas do Prêmio Orgulho da Terra. Os produtores foram indicados por técnicos do IDR e das cooperativas e escolhidos por um comitê de notáveis, formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). Os notáveis  avaliaram todas as iniciativas dos produtores indicados, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada até as ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico.

 

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post