Prêmio Margarita Sansone

 Prêmio Margarita Sansone

Gabriella Di Laccio e Rafael Greca

 

Soprano brasileira recebe o prêmio de música Margarita Sansone

A entrega será realizada na noite deste domingo, no encerramento da Oficina de Música de Curitiba, no teatro Guaíra.

A soprano brasileira Gabriella Di Laccio, radicada em Londres, recebe neste domingo (18) o Prêmio de Música Margarita Sansone pela sua trajetória musical. Incluída na lista da BBC como uma das 100 Mulheres Mais Inspiradoras do mundo e personagem do importante livro The Female Lead, Gabriella será agraciada após o concerto de encerramento que fará na Oficina de Música de Curitiba, na noite deste domingo, no Teatro Guaíra.

“Estou muito emocionada e honrada em receber esta premiada. É o reconhecimento de toda minha trajetória no meu próprio país”, disse a soprano, que vive em Londres e já se apresentou em palcos como Royal Albert Hall, St. John’s Smith Square e Megaron Opera House.

Há quatro meses, Gabriella foi condecorada com o título de MBE (Member of the Most Excellent Order of the British Empire) pelas mãos do Príncipe William, em cerimônia realizada no Castelo de Windsor, na Inglaterra. O título é destinado a indivíduos que contribuem de maneira relevante para a sociedade britânica e para a comunidade internacional. O reconhecimento de Gabriella se deu pelos serviços prestados à música e à promoção da igualdade de gênero.

Gabriella é fundadora da Donne Foundation, fundação que promove mulheres na música globalmente. A iniciativa nasceu da inquietação ao perceber que os programas de concertos que frequentava eram dominados por nomes masculinos.

O projeto firmou parcerias com instituições como Apple Music, Universidade de Oxford e Royal Albert Hall, buscando promover a visibilidade de compositoras mulheres e pessoas não binárias, além de lutar pela equidade de gênero na música.

Em 2024, Gabriella liderou o concerto acústico Let HER MUSIC Play, que entrou para o Guinness World Records como o mais longo da história dedicado exclusivamente a compositoras. Por esse e outros trabalhos, foi incluída na lista da BBC das 100 Mulheres Mais Inspiradoras do Mundo e figura no livro “The Female Lead”.

Fora dos palcos, ela é pesquisadora de doutorado na York St John University. Ela investiga como o ativismo performático e a transparência de dados podem transformar instituições musicais e promover inclusão.

 

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post