MEC participa do Parlamento Juvenil do Mercosul

O Ministério da Educação (MEC) participa, nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Realizado em parceria com o MEC, Institutos Federais, universidades e órgãos públicos, o PJM começou, na segunda-feira, 11 de agosto, e vai até o dia 14 de agosto, no Marco das Três Fronteiras. Esta é a 7ª edição do PJM e é a primeira vez que o Brasil é sede da etapa internacional. O tema discutido neste ano é “Mercosul digital: juventudes e a inteligência artificial”.
Participam do evento 27 estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Brasil, 19 estudantes uruguaios e cinco estudantes argentinos na qualidade de observadores. Ao todo, o evento conta com 46 alunos de países-membros do Mercosul — Argentina, Brasil e Uruguai. Durante os dias de trabalho, os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a integração regional sob o Mercosul, conhecer melhor sobre a cultura desses países e debater ideias que se transformarão em uma declaração a ser entregue ao Parlamento do Mercosul.
Na cerimônia de abertura, o coordenador de Juventudes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Yann Evanovick, falou sobre a importância da retomada da pauta da juventude pelo governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela gestão do ministro da Educação, Camilo Santana. O coordenador citou um conjunto de programas voltados para a juventude, como o Pé-de-Meia, a Rede Nacional de Cursinhos Populares (Cpop), o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Além disso, destacou o protagonismo do Brasil como etapa internacional do PJM.
“No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante e escolhemos essa data para reafirmar a importância dos estudantes para nós. O Parlamento Juvenil do Mercosul é um lugar de participação e diálogo da juventude. A realização dessa etapa internacional no Brasil e em meio a datas simbólicas reafirma a importância desse espaço e da juventude para nós”, afirmou Evanovick.
Estudante do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), de Taguatinga (DF), Cecília Lopes comentou sobre a expectativa de participar da etapa internacional como Jovem Parlamentar do Mercosul. A estudante acredita que sua participação no PJM pode estimular a inserção de outros jovens nos debates sobre o futuro da juventude.
“Minha expectativa é que o encontro seja um espaço de muito debate entre estudantes de outros estados do Brasil e de países do Mercosul, e de muita troca de experiências, assim como aconteceu na etapa nacional. Espero que minha participação estimule outros estudantes a participarem, e que mais escolas e professores possam incentivar seus estudantes”, afirmou Cecília.
Também participaram da abertura do evento a reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araújo Pereira; o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Petterson Gherlandi; o gerente de Educação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Santiago Plata; o presidente do Diretório Estudantil Latino-americano da Unila, Yordannis Crespo Urrutia; e o reitor do Instituto Federal do Paraná, Adriano Willian Pereira.
Objetivos – O intuito do PJM é proporcionar aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum entre os países. Durante os quatro dias do encontro, os jovens aprenderão sobre o funcionamento do bloco e suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns.
Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciarão o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.
7ª Edição do PJM – A reunião ocorre no Marco das Três Fronteiras, símbolo da integração regional. Na ocasião, a Ponte Internacional da Fraternidade foi iluminada com as cores do Mercosul — azul, verde e branco. Na abertura, houve a apresentação cultural do grupo Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, que celebrou a identidade latino-americana por meio da música, do movimento e da memória dos nossos territórios.
O evento também ocorre na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude e que se celebram os 20 anos da Política Nacional de Juventude, instituída pela Lei nº 11.129/2005, que criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. A data é um marco importante nas políticas públicas voltadas para a juventude brasileira e é uma oportunidade estratégica para reafirmar o compromisso do MEC com a educação e a juventude, fortalecer a imagem do Brasil como articulador do Mercosul e ouvir propostas dos jovens para políticas públicas educacionais.
O encontro tem como parceiros o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a OEI, a Unila, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu.