Livro traz coletânea de textos sobre o universo da inovação
Steve Jobs disse certa vez: “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. E é com esse pensamento que o engenheiro Marcos de Lacerda Pessoa apresenta o livro Pinceladas de Inovação: arte e técnica para soluções criativas, uma coletânea de textos produzida por estrategistas, empreendedores, gestores e professores. O lançamento está marcado para o dia 22 de fevereiro (quinta-feira), na Livraria da Vila, em Curitiba.
Publicada pela Vitória Gráfica e Editora, a obra organizada por Pessoa, superintendente de Inovação da Copel e consultor na área de inovação para empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento, aborda um leque de tópicos relacionados à inovação. Cada capítulo, num total de oito, foi produzido por especialista no assunto. “O produto final foi uma obra que dá uns toques e traços para aquele que, além de cultivar uma ideia criativa, queira desenvolvê-la, materializá-la e torná-la um produto ou serviço inovador”, sublinha o organizador.
Para Pessoa, quem se dispõe a inovar tem um sonho: a ideia de fazer algo diferente. “Inovação é área de vital importância para o sucesso pessoal e profissional e para a sobrevivência das empresas”, observa. Ele reforça que o conjunto de abordagens reunidas no livro objetiva introduzir o leitor no vasto universo da inovação.
Textos e autores
O primeiro capítulo de Pinceladas de Inovação é de autoria de Pessoa. Ele aborda os aspectos cognitivos da criatividade e inovação. O economista e reitor da Universidade Positivo José Pio Martins trata da economia colaborativa como uma porta de entrada para a inovação.
Mauro Carrusca, especialista em inovação, escreve sobre a era da aceleração, mostrando a inovação colaborativa como transformadora e aceleradora de negócios. O quarto capítulo é do administrador Marcos Mueller Schlemm, e apresenta o design thinking como facilitador da inovação. Uma narrativa sobre economia criativa e novos desafios do desenvolvimento é da economista Gina Paladino.
O texto sobre prospectiva estratégica e inovação na indústria é assinado pela designer industrial Marília de Souza. O engenheiro químico Álvaro Amarante e Danielle Valente Duarte, doutoranda em gestão estratégica, escrevem juntos o texto que tratada da pesquisa-ação: inovação na prática. O oitavo capítulo, do professor Eduardo Moreira da Costa, enfatiza a máxima “inovar é preciso”.
Impressões
“A obra compõe um desenho rico e denso do que é e como se faz inovação, numa linguagem de fácil entendimento e exemplos ilustrativos”, assinala Pessoa. Pinceladas de Inovação reúne reflexões e práticas que ajudam profissionais e empresas a se familiarizar com conceitos relacionados à inovação, que são imprescindíveis no redesenho de uma nova rota. “A inovação é a grande alavanca para a criação de projetos de futuro”, enfatiza.
Por fim, Pessoa acredita que “leitores ávidos para garantir seu espaço e deixar sua pegada no vasto e sempre mutante universo da inovação, além de reciclar os principais conceitos, encontrarão no livro insumos para materializar suas ideias, sejam elas relacionadas a processos, produtos ou serviços inovadores”.
Serviço
Lançamento de Pinceladas de Inovação: arte e técnica para soluções criativas
Organização: Marcos de Lacerda Pessoa
Textos: Marcos de Lacerda Pessoa, José Pio Martins, Mauro Carrusca, Marcos Mueller Schlemm, Gina Gulineli Paladino, Marília de Souza, Álvaro Amarante, Danielle Valente Duarte e Eduardo Moreira da Costa
Dia: 22 de fevereiro (quinta-feira), às 18h30
Local: Livraria da Vila, Shopping Pátio Batel – Curitiba – PR