Hospital INC sedia workshop inédito para mulheres na neurorradiologia intervencionista
Hospital INC sedia workshop inédito para mulheres na neurorradiologia intervencionista

A Philips, líder global em tecnologia para saúde, realiza o Neuro4Her, um workshop inédito voltado exclusivamente para mulheres que atuam na neurorradiologia intervencionista, uma das especialidades mais complexas e historicamente masculinas da medicina. A iniciativa, apoiada pelo Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), conta ainda com a colaboração da Penumbra, empresa especializada em tecnologias de visualização médica, e da Ankyras, plataforma de simulação da Mentice, referência em treinamento para intervenções vasculares.
Nesta edição, com o tema “AVC | Trombectomia Mecânica”, o workshop contará com a participação de profissionais renomadas, como a Dra. Sheila Martins, neurologista e professora de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), chefe de Neurologia do Hospital Moinhos Vento e presidente da Rede Brasil AVC; e a Dra. Letícia Rebello, médica neurologista do Instituto Hospital de Base – DF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de AVC.
“Ao liderar essa iniciativa, a Philips assume o compromisso de transformar o setor por meio da inclusão. O Neuro4Her é o primeiro passo de uma estratégia que busca ampliar a presença feminina em especialidades de alta complexidade, oferecendo acesso a conhecimento, tecnologia de ponta e redes de apoio. É um projeto que une propósito, diversidade e inovação”, afirma André Duprat, CEO da Philips.
Com programação técnica de alto nível, o evento reúne médicas de diferentes regiões do país para atividades práticas, discussões clínicas, demonstrações com tecnologias de ponta e sessões de simulação realística. Ao lado da Penumbra e da Ankyras, a Philips oferece um ambiente altamente imersivo e colaborativo, onde as participantes trocam experiências, compartilham desafios da carreira e constroem conexões profissionais duradouras.
“Mais do que um treinamento técnico, o Neuro4Her nasce como um movimento de valorização do protagonismo feminino na medicina intervencionista, unindo capacitação de excelência, inovação tecnológica e um espaço de escuta e troca entre médicas que já ocupam posições de liderança em todo o país”, ressalta Rossana Causa, idealizadora do projeto e Líder da área de Terapias de Imagem para América Latina da Philips.
A programação inclui ainda uma participação especial da Capitã de Fragata da Marinha do Brasil, Márcia Braga, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) por sua atuação em defesa da igualdade de gênero. A Dra. Raquel Hidalgo, radiologista e neuroradiologista intervencionista no CRIVA (Serviço de Radiologia Intervencionista no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto) é a embaixadora do projeto, que já nasce com potencial de expansão para outros países da América Latina.
“É uma honra para o INC sediar o Neuro4Her, um projeto que representa o encontro entre tecnologia de ponta, capacitação de excelência e compromisso com a equidade. O INC é reconhecido como um centro pioneiro em neurociências no Brasil e foi o primeiro hospital do país a implantar o equipamento Philips Azurion 7 Biplano, o que nos posiciona como uma referência nacional no tratamento de doenças vasculares neurológicas. Iniciativas como esta reforçam o nosso papel institucional de apoiar o avanço técnico-científico da medicina, promovendo espaços inclusivos, inovadores e com propósito”, destaca Dr. André Giacomelli Leal, diretor Técnico do Hospital INC e presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc).
As parcerias com a Penumbra e a Ankyras são fundamentais para a solidez técnica e científica do projeto. Juntas, essas empresas reúnem tecnologia de ponta, inovação em simulação médica e expertise em neurointervenção. A presença delas no Neuro4Her não apenas enriquece a experiência prática das participantes, como reforça o compromisso coletivo com a construção de uma saúde mais moderna, colaborativa e diversa. Essa é uma iniciativa que nasce da união de forças — e é exatamente isso que queremos simbolizar.
Na Philips, a inovação começa pelas pessoas. O Neuro4Her é parte de uma estratégia mais ampla que busca transformar o setor da saúde por meio da promoção de novas vozes, da diversidade e da inclusão. Ao investir no protagonismo feminino, a Philips impulsiona decisões clínicas mais representativas, soluções mais abrangentes e um cuidado mais humanizado.
O futuro do Neuro4Her
A longo prazo, a Philips vê o Neuro4Her como o embrião de um programa estruturado que une capacitação técnica, mentoria, conteúdo científico e apoio à carreira de médicas intervencionistas. O objetivo é evoluir de um evento para uma plataforma de impacto contínuo, referência em inclusão, liderança e excelência. O workshop poderá evoluir para uma rede de mulheres na medicina intervencionista, pois uma das metas da Philips é formar uma rede colaborativa entre profissionais da área, promovendo trocas, visibilidade e mentoria. Com o tempo, as participantes do Neuro4Her poderão atuar como multiplicadoras e referências em suas especialidades, criando um ciclo virtuoso de liderança feminina.
Responsabilidade social
O Neuro4Her está totalmente alinhado ao compromisso da Philips com a ESG, especialmente no pilar social. A empresa tem metas públicas de diversidade de gênero em cargos de liderança e investe continuamente em ações que promovem equidade, pertencimento e inclusão nos setores em que atua. Criar um ambiente mais acessível para mulheres em especialidades técnicas é uma das formas de colocar esses valores em prática. O workshop também dialoga com o compromisso da Philips com a saúde responsável, apoiando profissionais que estão na linha de frente dos cuidados com a vida.
“O grande diferencial do Neuro4Her é aliar representatividade à excelência técnica. Não se trata apenas de dar visibilidade às mulheres, mas de oferecer conteúdo de ponta, tecnologia de última geração e espaço de protagonismo real para médicas que já são referência em suas áreas. A combinação entre capacitação, reconhecimento e networking qualificado torna o Neuro4Her uma iniciativa pioneira no Brasil, que reflete a cultura de inovação e inclusão da Philips”, diz André Duprat. A Philips tem como missão melhorar a vida das pessoas por meio de inovações significativas em saúde, missão que só é possível com inclusão, diversidade e escuta ativa. Ao liderar o Neuro4Her, a Philips reafirma seu papel como agente de transformação, promovendo ações que ampliam o protagonismo feminino em especialidades de alta complexidade e estimulam mudanças culturais no setor, completa.