“DESMONTE” ESTREIA EM CURITIBA E EXPÕE ARIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS

 “DESMONTE” ESTREIA EM CURITIBA E EXPÕE ARIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS

Édson Rocha, Regina Vogue e Cícero Lira

Dramaturgia faz referência a Vidas Secas e marca retorno de Regina Vogue aos palcos

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte” depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na capital junto com parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

Regina Vogue

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando – aos quatro ventos – que o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores comoCervantes, por exemplo”.

O teatro e o humano

Desmonte conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte – elereencontra pessoas que marcaram sua trajetóriadurante a infância pobre no interior do nordeste como a avó – contadora de histórias – e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital Que Absurdo! escrita e dirigida por Lira (que neste novo projeto interpreta o personagem/artista). A peça online Que Absurdo!  foi lançada no Youtube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia do COVID-19.

A dramaturgia, desenvolvida por Piasecki em Desmonte, incluiu novos personagens à trama etransita entre o trágico e o cômico. “A peça retrata as reflexões de um artista, mostra seu olhar sobre a arte eas escolhas que fez para continuar na profissão. E suashistórias, memórias, lacunas, desejos e perdas vão se misturando com outros personagens da literatura e do teatro”, afirma Cleide Piasecki.

Cleide comenta ainda que a dramaturgia do espetáculo, ao revisitar autores consagrados da literatura, tem o objetivo de mostrar o que é essencialmente humano. “A atmosfera de Vidas Secas retrata a busca do homem por sua sobrevivência. Os personagens de Desmontecarregam essa aridez internamente, mas também leveza e afetos.

Segundo o ator Edson Rocha, Desmonte o cativou pela temática que é muito atual. “É um universo que retrata a vida dura de muitas pessoas que ainda hoje vivem à margem em várias regiões do país e que são excluídas da sociedade, passam por dificuldades, mas não desistem nunca. Um dos meus personagens representa muito bem essa realidade e ele tenta diminuir essa carga e achar um caminho melhor”.

Contrapartida Social

Integra o projeto “Desmonte”, a realização da oficina de Contrapartida Social “O uso da voz e o lugar de fala para atores e não atores”, ministrada pela fonoaudióloga Doris Beraldo. A oficina está prevista para ocorrer em maio em quatro Regionais de Curitibae terá quatro encontros, com duração de quatro horas cada. O público estimado são estudantes e interessados. As inscrições serão gratuitas e devem serdivulgadas no início do próximo mês pelas Redes Sociais da produtora CL Produções.

Durante a oficina, Doris abordará a importância do uso da voz e da Comunicação como competência fundamental nas relações pessoais e profissionais. Entre os temas da oficina estão: Comunicação Eficaz, Comunicação Verbal e não Verbal, Escuta Ativa e Comunicação Não-Violenta. “O objetivo é contribuir para a formação dos participantes e que eles possam sentir-se mais preparados e seguros em sua trajetória pessoal e profissional”, explica a fonoaudióloga.

Ficha Técnica “Desmonte”


Texto/Direção: Cleide Piasecki
Elenco: Regina Vogue, Cicero Lira e Edson Rocha
Figuração/Contrarregra: Al Rebonatto

Cenografia: Guenia Lemos

Figurino e Adereços: Eduardo Giacomini
Iluminação: Clever D’Freitas
Sonoplastia/Composição trilhas: Harry Crowl
Caracterização/Maquiagem: Marcelino de Miranda

Identidade Visual: Mia Fontoura
Ilustrações Cine Fósforo: André Coelho
Sonorização: Lucas Martelli
Operadora de Sonoplastia: Maria Maier
Operadora de Iluminação: Jessyca Arbaiter

Cenotécnico: Vilson Kurz
Costura Figurinos: Marino Ferrara e
Rose Mathias
Pinturas Figurinos: Olga Nenevê

Produção: Amanda Reflete
Estagiários: Kaio Sadaki e Gabriel Fornazari

Ministrante Oficina Contrapartida Social: Doris Beraldo
Tradução e interpretação para Libras: Talita GrünhagenTaepé Libras e Cultura
Assessoria de Imprensa/Redes Sociais: CL Produções
Fotos: Chico Nogueira

Coord. Projeto/Dir. de Produção: Cicero Lira

Este Projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Peça: Desmonte

Data:  09 a 20 de abril

Local: Teatro José Maria Santos

Horário: 20h30 (quarta a sábado), com sessões extras às 18h, e aos domingos às 19h

Classificação Etária: 12 anos

ENTRADA GRATUITA*

Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos

(Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Fone: 41- 3322 7150)

SESSÕES COM INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS:

11/04 (sexta-feira) – 20h3013/04 (domingo) – 19h19/04 (sábado) – 20h3020/04 (domingo) – 19h

 

Fotos: Chico Nogueira

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post