Criare e Larissa Lóh levam ambiente passional e contemporâneo à CASACOR Paraná

 Criare e Larissa Lóh levam ambiente passional e contemporâneo à CASACOR Paraná

Com cozinha, adega, salas de estar e de jantar, mobiliário assinado e materiais nobres, o espaço eleva a outro padrão de sofisticação o conceito de integração de ambientes

 

Em parceria com a Criare Curitiba, a arquiteta Larissa Lóh leva à CASACOR Paraná, que vai de 26 de junho a 14 de agosto deste ano, em Curitiba, um ambiente intenso e passional, inspirado no filme “Como Água para Chocolate”, do diretor Alfonso Arau, lançado em 1992.

Baseado no livro da mexicana Laura Esquivel, o longa traz a cozinha como palco da vida de uma família de três irmãs e uma mãe viúva, onde a “mágica” dos alimentos e de seus ingredientes são o pano de fundo da narrativa. “A escritora fez da cozinha um lugar libertador para as mulheres, um espaço propício para dar voz aos silenciados, para a emergência da subversão e para o empoderamento feminino”, conta Larissa.

O ambiente de 73 m² pensado pela arquiteta trouxe essa temática com uma linguagem contemporânea, apoiada na ideia da cozinha como um local de expressão de sentimentos e onde, tanto o corpo quanto a alma, são alimentados com sons, cheiros e gostos. “Esses sentimentos, sabores e aromas estão, metaforicamente, impressos no espaço, que procura transmitir uma essência elegante e, ao mesmo tempo, simples”, explica.

Integração total

Partindo do conceito de ‘open space’, a profissional também teve como foco destacar a cozinha como espaço integrante do restante da casa e intimamente ligado ao estar. “Antigamente, elas eram menores, separadas, usadas quase que exclusivamente para preparar os alimentos. Nos últimos 20 anos, começaram a se tornar áreas de convivência e entretenimento, onde se passa muito mais tempo”, diz.

O cinza quente foi eleito como base para os tons terrosos do mobiliário, e aparece nos armários de linhas retas com puxadores embutidos da Criare. “A cozinha foi projetada com uma arquitetura limpa, pontos de impacto e traços curvos em destaque, que fazem analogia e crítica à representatividade das mulheres dentro da sociedade, e remetem a elementos da culinária”, explica.

O tom está presente em todos os painéis ripados, também da Criare, que permeiam as paredes do espaço em formas retas e curvas, com fitas de LED embutidas, além de revestirem a parte debaixo da ilha da cozinha. “Eles representam as camadas sociais e as disparidades de oportunidades das mulheres, além das ‘camadas’ presentes em vários alimentos”, argumenta a profissional.