BH recebe a 500ª exposição Anne Frank no Brasil

 BH recebe a 500ª exposição Anne Frank no Brasil

O Brasil alcança um marco histórico com a realização da 500ª exposição Anne Frank no país, resultado de quase 20 anos de atuação do Instituto Plataforma Brasil (IPB) como representante da Anne Frank House no Brasil. A celebração acontece entre 04 e 26 de setembro no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Confisco, em Belo Horizonte, e homenageia o trabalho desenvolvido na capital mineira, que se tornou referência internacional pelo volume e pela diversidade de exposições e atividades promovidas ao longo dos anos.

O evento é organizado pelo Núcleo Anne Frank Minas Gerais, em parceria com o Instituto Plataforma Brasil, a Anne Frank House, a Rede Confisco pela Paz,  o CRAS Confisco e a comunidade deste importante território, por meio da Feira Confisco Raiz, ambos também membros da Rede Confisco pela Paz.

A programação inclui oficinas, rodas de conversa, Street Art colaborativo e ações comunitárias, culminando com a abertura oficial da exposição em 19 de setembro. Entre as atividades previstas estão um mural coletivo intitulado “Anne Frank e o direito de sonhar”, uma oficina de quadrinhos com a Rede Jovem Anne Frank e o plantio simbólico no Bosque da Paz. Um dia antes, a Feira Confisco Raiz terá uma edição especial dedicada à celebração, reunindo atrações culturais e homenagens.

O Programa Educativo Anne Frank no Brasil busca inspirar jovens a se engajarem em suas comunidades e escolas. A partir do contato com a história de Anne Frank, eles descobrem que podem transformar pequenas ações em impacto real, exercendo influência positiva e assumindo responsabilidades sociais. Esse trabalho, que conecta cultura, educação e cidadania, evidencia o poder da juventude como agente de mudança.

“Uma característica fundamental desse trabalho é que ele acontece justamente em territórios de maior vulnerabilidade, nas periferias das grandes cidades e entre jovens que estão entre os mais afetados por preconceito, discriminação e racismo. Por isso, a escolha do CRAS Confisco como sede da celebração é simbólica”, afirma Joëlke Offringa, presidente do IPB.

Além de ser um espaço que representa mobilização comunitária, foi neste território de atuação que nasceu o Núcleo Anne Frank Minas Gerais. Na mesma região está localizada a Escola Municipal Anne Frank, onde as primeiras atividades do programa em Belo Horizonte foram realizadas. “A Política de Assistência Social se conecta ao legado de Anne Frank por meio dos princípios da proteção à dignidade humana, a superação das desigualdades e, sobretudo, o fortalecimento da convivência comunitária”, reforça Regiane Batisteli, coordenadora do CRAS Confisco.

A coincidência de datas não é acaso. A 500ª exposição foi planejada para setembro, em sintonia com o Dia Internacional da Cultura de Paz, celebrado em 21 de setembro, reforçando o diálogo entre a memória histórica e os desafios contemporâneos.

O marco em Belo Horizonte também reflete a amplitude do trabalho feito em todo o país, por meio da atuação dos diferentes Hubs Anne Frank. Graças a esse esforço coletivo, o Brasil se tornou, nos últimos anos, o país que mais promove atividades sobre Anne Frank no mundo.

A abertura oficial da exposição está marcada para o dia 19 de setembro, às 10h, no CRAS Confisco. A mostra segue aberta à visitação gratuita até o dia 26, convidando a comunidade a conhecer mais sobre a vida e o legado de Anne Frank, que seguem inspirando gerações a sonhar e a construir um futuro mais justo, plural e solidário.

Sobre o Instituto Plataforma Brasil
O Instituto Plataforma Brasil (IPB), representante oficial da Anne Frank House no país, é uma organização sem fins lucrativos que há mais de 30 anos desenvolve projetos educacionais e socioculturais voltados ao protagonismo juvenil, educação em direitos humanos e transformação social.

Serviço – Programação Completa

04/09 – 14h | Oficina de Memória com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS

08/09 – 14h | Roda de conversa com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ProJovem do CRAS e estudantes das escolas municipais Anne Frank e Professora Alice Nacif

09 a 12/09 e 16 a 18/09 | Street Art colaborativo no muro do CRAS: “Anne Frank e o direito de sonhar”

11/09 – 14h | Oficina de Quadrinhos com a Rede Jovem Anne Frank e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS

18/09 – 9h | Plantio simbólico no Bosque da Paz, com a presença da presidente do Instituto Plataforma Brasil

18/09 – 17h às 22h | Feira Confisco Raiz com atrações culturais especiais em homenagem à 500ª Exposição Anne Frank

19/09 – 10h | Abertura festiva da 500ª Exposição Anne Frank no Brasil

16 a 26/09 | Visitação gratuita à exposição no CRAS Confisco

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post