ABS lança cartilha sobre como falar de prevenção do suicídio

Com o objetivo de orientar influenciadores e criadores de conteúdo sobre como abordar prevenção ao suicídio, prevenção de doenças mentais e cuidados com a saúde mental com responsabilidade nas redes sociais, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) está lançando a cartilha “Como falar sobre Saúde Mental e Setembro Amarelo: um guia para influenciadores e criadores de conteúdo“. O material gratuito traz dicas para influenciadores abordarem de forma consciente estes temas, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Clique AQUI para acessar a cartilha.
O suicídio ainda é um tema cercado por tabus, e falar sobre ele com responsabilidade ajuda a combater o estigma, traz acolhimento, incentiva a busca por ajuda e previne novos casos. Mesmo sem serem especialistas, influenciadores podem ser pontes importantes para que as pessoas busquem ajuda.
Com milhões de seguidores, os influenciadores digitais têm um alcance gigantesco e desempenham um papel cada vez mais relevante na formação de opiniões. Por isso, é fundamental que tenham acesso a informações corretas e saibam como comunicar esse tipo de conteúdo sem causar danos ou reforçar estigmas.
A forma como os influenciadores falam sobre a prevenção do suicídio, prevenção de doenças mentais e cuidados com a saúde mental pode fazer a diferença na vida de uma pessoa que está ali acompanhando e precisa de ajuda. O uso de palavras inadequadas, narrativas sensacionalistas ou informações sem embasamento pode mais atrapalhar do que ajudar. Por outro lado, conteúdos bem orientados podem salvar vidas.
Por isso, a cartilha traz um pedido para trabalharmos juntos com orientações sobre o que dizer, o que evitar e como se posicionar diante de um tema tão delicado e urgente. Entre as recomendações, estão: usar sempre fontes confiáveis, evitar romantizações ou descrições detalhadas de casos de suicídio, e, principalmente, incentivar a busca por ajuda profissional com psiquiatras, psicólogos ou serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A ABP acredita que a influência e a proximidade com o público podem tornar os influenciadores aliados importantes nesta campanha. Uma fala empática, uma indicação correta ou um post acolhedor, podem fazer a diferença para alguém que está enfrentando um momento difícil.
SERVIÇO
Associação Brasileira de Psiquiatria lança cartilha para influenciadores sobre como falar de prevenção do suicídio e Setembro Amarelo nas redes sociais.
Site: https://www.setembroamarelo.
Contato: (21) 2199-7500 | setembroamarelo@abp.org.br