A voz do setor imobiliário: mercado homenageia presidente do Grupo Ric

Leonardo Petrelli. Foto: Guilherme Pupo
Em Curitiba, imóveis vão movimentar R$7,5 bilhões em 2025. Setor celebra espaços no maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric e homenageado do ano, e Carlos Cade, presidente do Sinduscon-PR. Foto de Marcelo Elias

O Ano Imobiliário de Curitiba foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 28, com uma homenagem ao empresário Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, o maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná. A Confraria Imobiliária de Curitiba, grupo que representa 60% das vendas de imóveis na capital, reuniu 300 convidados para celebrar o papel dos veículos do Grupo Ric na intensa divulgação da agenda de um setor que deve movimentar R$ 7,5 bilhões neste ano, segundo dados da Brain Inteligência de Mercado.

“Ganhamos espaço para amplificar a nossa voz, com grande retorno em visibilidade e integração entre profissionais e empresas”, disse Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria e anfitrião na festa realizada no Salão Verde do Clube Curitibano, com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, empresários do setor e corretores de imóveis. Também compareceram o deputado Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e autoridades estaduais e municipais.
Leonardo Petrelli agradeceu a homenagem, destacando que o setor imobiliário é uma das forças da economia, gerando empregos e investimentos. “Ao trazer o Canto para a nossa rádio Jovem Pan News, com o programa Mercado Imobiliário de Canto a Canto, nós ampliamos o espaço para dar voz e visibilidade ao setor, sempre com a intenção de contribuir para seu crescimento. Tínhamos boas iniciativas já, especialmente na plataforma TOPVIEW, mas sempre é preciso fazer mais.”
O homenageado acrescentou que o Grupo Ric é “um palco para as causas dessa indústria, numa parceria que usa o poder da comunicação para mostrar à sociedade a importância do investidor imobiliário e também para gerar resultados para as empresas”.
O papel relevante do setor para a sociedade também foi destacado pelo prefeito Eduardo Pimentel, ao lembrar que o mercado imobiliário também é um regulador da economia. “Quando o mercado imobiliário vai bem, há uma venda, uma compra, um aluguel…Nisso, o dinheiro está rodando na cidade, a renda e empregos estão sendo gerados, e o imposto pago volta a serviço da cidade de Curitiba”, observou.

O evento da Confraria foi aberto com uma palestra do economista Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, que apresentou os números do mercado imobiliário curitibano, com dados demográficos, populacionais e de geração de emprego. Os números colocam o Paraná e, sobretudo Curitiba, em lugar de destaque no cenário nacional. Só na capital o setor movimenta R$7,5 bilhões ao ano.
“O Paraná tem hoje o quarto maior PIB do Brasil e um mercado imobiliário com crescimento de VGV lançado de 44% nos últimos quatro anos”, destacou, ao falar sobre o poder de compra dos paranaenses e a força crescente do mercado de imóveis.
A visão otimista sobre o desempenho das empresas em 2025 foi confirmada por Carlos Cade, presidente do Sinduscon-PR, e João Teodoro da Silva, presidente do Cofeci, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis.
Sobre o Grupo Ric
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.
Crédito: Marcelo Elias e Gerson Lima