A importância da família na educação escolar

 A importância da família na educação escolar

Educação e família estão diretamente interligadas. Uma não sobrevive sem a outra para o desenvolvimento integral do ser humano. É isso o que prova a investigação de Cristiane Regina Arns de Oliveira, que tem mais de três décadas dedicadas à educação transformadora, focada na inclusão social e solidariedade. Os frutos da sua pesquisa de doutorado são a base do livro, intitulado “Fortalecer Laços: Escola e Família na Educação Infantil”.

Como professora alfabetizadora e docente no Ensino Superior, a pesquisadora sempre se sentiu questionada com situações de aprendizagens em sala de aula, como também do entorno escolar. E foi aí que a educação familiar entrou na sua caminhada profissional como objeto de estudo e prática educativa.

Ela começou a estudar a importância da família para o desenvolvimento escolar dos estudantes. “Fui cada vez mais entendendo e observando como a participação  dos pais, mães e responsáveis é essencial para os resultados escolares, o convívio social dos estudantes e o seu desenvolvimento socioemocional”, conta Cristiane.

Foi no exterior que ela conseguir observar de maneira mais efetiva o trabalho de educação atrelada à família que ocorre em todos os níveis educacionais. “No curso de especialização na Universidade de Nancy, na França, pude estudar as teorias da educação familiar, a importância da família como integrante da escola. Neste processo, a parceria família e escola é fundamental”. E na sequência realizou o doutorado na Universidade de Fribourg, na Suíça, com bolsa integral pelo Governo Suíço. A pesquisadora realizou a coleta de dados no Brasil com 120 famílias de duas escolas públicas, a fim de investigar o impacto do discurso dos pais na vida escolar dos seus filhos.

A partir dos resultados da pesquisa ela fundou o Programa Ciranda de Pais em 2011, atuando com famílias e escolas, em locais de extrema vulnerabilidade social e humana. O Programa já foi desenvolvido em diferentes cidades do Paraná e no Espírito Santo.

Ciranda de pais

O programa tem como objetivo fortalecer o vínculo das escolas com as famílias. Famílias e escolas dialogam em pequenos grupos. Há um acolhimento das famílias, com apresentação dos diretores, professores e equipes escolares. A metodologia do programa indica encontros mensais nos espaços escolares, para que a comunidade educativa possa dialogar sobre as questões da educação das crianças, adolescentes e jovens, bem como do papel essencial da família no cotidiano familiar. “Aos poucos as famílias tomam ciência da importância do seu protagonismo na educação das crianças em conjunto com a escola”. A proposta do Ciranda de Pais é promover um espaço de acolhimento e escuta. “É uma caminhada com as famílias, de aprendizado, troca e partilha”, diz Cristiane.

E os resultados são duradouros. A atuação com as famílias é mais um eixo que sustenta a educação escolar. “Percebemos o impacto que gera na criança. Os pais chegam em casa e conversam sobre a escola, incentivam as atividades dos filhos e filhas. Quanto mais escuta, acolhimento e espaço emocional para os pais, maior é o alcance da transformação no cotidiano das famílias”.

No Brasil a educação familiar ainda é uma área com poucos estudos e pesquisas. Na França, por exemplo, a escola de pais existe há mais de 100 anos. É um programa federal que se desmembra nas regiões e municípios. Chega em todas as escolas com estratégias diversificadas, oficinas, ateliês, escuta parental, café com as famílias entre outras atividades.

O livro, lançado pela editora Prosa Nova, propõe disseminar a cultura da educação familiar. “O meu desejo é colaborar com as escolas na atuação com as famílias”. Para isso, Cristiane aponta as principais teorias do campo da educação familiar como também uma proposta bem prática a partir do trabalho há mais de dez anos com famílias e escolas, para colaborar com as escolas no território nacional.

 

LANÇAMENTO

“Fortalecer Laços: Escola e Família na Educação Infantil”

25/05/2025 – domingo – das 10h às 13h.

Local: Café-escola do Senac – Praça João Cândido, s/nº, Edifício Belvedere – São Francisco, Curitiba – PR

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos.

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