Premiado musical “A Cor Púrpura” chega a Curitiba para apresentações exclusivas no Teatro Positivo
Encontro Latino-Americano de Teatro Popular pela internet
O Encontro Latino-Americano de Teatro Popular (ENTEPOLA) surgiu da necessidade de resposta à ditadura em Santiago do Chile, há quase 35 anos. Ao longo dos anos, se replicou em diferentes países latino-americanos e foi tecido como um projeto cultural e de paz.
Diante de circunstâncias críticas de saúde pública e econômica em todo o país e no mundo, a 7ª edição do ENTEPOLA no México será realizada no modo virtual de quinta-feira, 27 de agosto, a sábado, 12 de setembro, aproveitando ferramentas digitais para atrair novos públicos.
“Nesse novo normal, o teatro também é um participante. Sabemos que a internet, computadores, tablets e celulares são um privilégio que nem todo mundo tem, porém é vital aprimorar atividades que não comprometam a saúde dos membros das famílias, razão pela qual transformamos este Festival em um programa virtual sem perder de vista nosso trabalho fundamental: a reconstrução do tecido artístico cultural e social”, disse Gonzalo Quiroz, representante da comissão organizadora.
Para este encontro serão 27 participantes locais, nacionais (Oaxaca, Hidalgo, Tlaxcala, Cidade do México) e internacionais (Chile, Brasil, Espanha e Argentina), com 16 trabalhos e 22 atividades acadêmicas a partir de mesas de diálogo, conversas e workshops, todos gratuitos e em formato virtual.
O presidente da Fundação ENTEPOLA Chile, David Musa Ureta, lembrou que o mundo vive uma situação complicada onde pressiona a sociedade a transcender, a ser mais empática entre nós, mais colaborativa. ” ENTEPOLA é uma família latino-americana que criamos no Chile nos dias da ditadura e que ultrapassou fronteiras. Esse teatro promove a vida, humildade, colaboração e amor, porque ENTEPOLA é unidade, alegria, comunicação, é comunidade”.
O ator Gonzalo Quiroz enfatizou que fazer um encontro teatral comunitário dessa natureza em meio à uma pandemia é um ato generoso, “mais uma vez a comunidade artística abre seus corações para nos acompanhar em tempos difíceis. A ENTEPOLA está além dos palcos, é um encontro que convoca a comunidade, é um encontro onde a cultura da paz é apresentada, é um espaço de reflexão, é entretenimento e convivência saudável”.
De quinta a domingo, às 19h e 20h, haverá transmissões ao vivo de apresentações teatrais enquanto o resto da semana agrupa atividades acadêmicas matinais às 10h e 11h. Algumas empresas oferecerão uma conversa chamada “Desmontagem” após sua apresentação, a fim de aproximar o público da produção e da reflexão teatral.
Todo o programa será transmitido por https://www.facebook.com/Entepola-M%C3%A9xico-230640410634852/