Fim de ano aumenta a procura por check-ups médicos
A chegada do final do ano costuma inspirar reflexões, balanços e metas voltados ao bem-estar. Entre os desejos mais recorrentes para o novo ciclo estão mudanças de hábito e os cuidados com a saúde. Programar um check-up é uma forma eficiente de assumir o compromisso positivo consigo mesmo e garantir mais tranquilidade ao longo do novo ano que se inicia.
Neste contexto, os exames de imagem desempenham papel central para monitorar o organismo, identificar alterações silenciosas e iniciar tratamentos de forma preventiva. Segundo o cardiologista Dr. Miguel Morita, da Quanta Diagnóstico por Imagem, a população precisa compreender a relevância desse cuidado contínuo.
“Ao fazer consultas de rotina e realizar exames preventivos, as pessoas têm maior probabilidade de encontrar problemas de saúde em fases mais iniciais, buscando tratamento precocemente, de forma menos agressiva, e muitas vezes com maior chance de cura”, afirma o médico. “Existem estudos mostrando que pessoas que fazem visitas de rotina a seus médicos têm maior sobrevida, além de menor mortalidade relacionada a vários tipos de câncer”, alerta.
Realizar consultas médicas com frequência também reduz receios. “Às vezes a pessoa acha que tem algum problema de saúde. Esclarecer isso durante uma consulta é muito mais tranquilizador, ao descobrir que não há nada grave na saúde daquele paciente. Esta é uma questão que ressalta a importância de ir ao médico de forma rotineira”, comenta.
Como realizar um check-up
Dr. Morita explica que o ponto de partida para um check-up é realizar uma consulta clínica, para que o médico defina quais exames são indicados. “O médico poderá fazer a solicitação dos exames que considerar relevantes para aquele paciente. Na cardiologia, por exemplo, os exames no check-up cardiológico são eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma, exames de laboratório e eventualmente um escore de cálcio”, explica Dr. Morita.
A depender do perfil do paciente, especialmente em avaliações pulmonares ou específicas de gênero, como mama e colo do útero nas mulheres, e próstata nos homens, exames complementares podem ser solicitados. Nesse contexto, o acesso a diferentes modalidades de diagnóstico por imagem se torna fundamental.
Para facilitar a jornada do paciente e otimizar o tempo, a Quanta oferece a possibilidade de realizar todos os exames de imagem em uma única estrutura, em uma só visita, com flexibilidade de agenda. Entre os procedimentos disponíveis estão: ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia, exames de medicina nuclear e avaliações cardiológicas completas
Essa integração reduz deslocamentos, agiliza resultados e torna o check-up mais prático e eficiente, especialmente entre dezembro e janeiro, quando muitas pessoas buscam retomar os cuidados com a saúde.
