Vinícolas no Paraná

 Vinícolas no Paraná

A construção do Paraná está repleta de histórias sobre a imigração de tantos povos que habitam o estado. E com estas vidas, também vieram costumes. Um deles foi a produção de vinho, primeiro exclusivamente colonial, mas com o passar dos anos, de rótulos finos, que vêm conquistando medalhas pelos campeonatos que passam.

Um destes exemplos é a Vinícola Franco Italiano, de Colombo. Há 25 anos eles lançaram o primeiro vinho fino, o Censurato Cabernet Sauvignon. Praticamente todas as safras foram premiadas nacional e internacionalmente. Mas no começo não foi assim. Por ser de uma região que, no passado, não tinha a tradição de produzir vinhos finos, o Censurato passou por muito preconceito até chegarem os prêmios e o gosto do público. Por isso o nome, que significa “censurado” em italiano. “É muito gratificante contribuir para a produção do vinho nacional e ser reconhecido por isso”, diz Fernando Camargo, um dos proprietários da vinícola.

Pela segunda vez o vinho Censurato ganhou medalha de ouro no Vinalies, um dos principais concursos de vinhos do mundo. As degustações ocorreram em Cannes, na França, sob a organização da Oenologues de France. Ao todo foram enviadas 2.683 amostras, de vinícolas de 36 nações, e foram avaliadas por um júri de 106 especialistas, de 25 países. É a segunda safra seguida em que o Censurato ganha este prêmio.

A Vinícola Franco Italiano oferece visitas guiadas e degustação, gratuitas, sem precisar agendar horário. Também possui o wine garden, onde o ou a cliente adquire o vinho ou espumante e a vinícola disponibiliza mantas e taças. Há também a opção de tábua de frios e burrata. Além disso, há as degustações guiadas premium, em datas especiais, sempre divulgado antecipadamente no instagram da empresa.

Vamos conhecer algumas das outras vinícolas que existem no Paraná:

Vinícola Família Fardo

Outro ponto turístico da região (Quatro Barras), é a Vinícola Família Fardo, que tem uma história parecida com a de outras vinícolas, com a vinda de imigrantes décadas atrás. A experiência, além dos vinhos, ainda inclui restaurante e hotel.

Cave Colinas de Pedra

De Piraquara é a Cave Colinas de Pedra, que possui uma linha de vinhos e impressiona os e as turistas com uma arquitetura incrível. Na área de visitação existe um vagão da década de 60 (Litorina), que serve também como restaurante.

Vinícola Araucária

Com uma respeitável linha de vinhos finos premiados, os e as visitantes podem caminhar no vinhedo, acompanhar a vinificação e participam de uma deliciosa degustação.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post