Galeria Zilda Fraletti abre exposição

 Galeria Zilda Fraletti abre exposição

Zilda Fraletti e Carlos Cavet

QUANDO O GESTO SE TORNA HORIZONTE: ARTISTAS DO ORIENTE

 

A Galeria Zilda Fraletti, em parceria com a Galeria Almeida & Dale, convida para a abertura da exposição Quando o gesto se torna horizonte: artistas do Oriente, neste sábado, 4 de outubro de 2025, das 11h às 14h.

Manabu Mabe

A mostra reúne obras de quatro artistas fundamentais da arte contemporânea: Ai Weiwei, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima e Tomie Ohtake. A mostra tem o gesto com elemento central, quer seja nas questões estéticas ou políticas.

Tomie Ohtake

Nascidos na China (Ai Weiwei) e Japão (Manabu Mabe, Tikashi Fukushima e Tomie Ohtake), os artistas construíram ao longo de suas carreiras uma forte ligação com o Brasil.

Tikashi Fukushima

A exposição é constituída pela instalação Bamboo and porcelain de Ai Weiwei, que o público visitará em uma sala específica da galeria. Ai Weiwei também está presente com outra obra, produzida a partir de moldes de quatro alimentos brasileiros: fruta-de-conde, ostra, dendê e abacaxi. Ainda, a exposição é formada por diversas pinturas de Manabu Mabe, Tikashi Fukushima e Tomie Ohtake, produzidas entre os anos de 1959 e 1993.

AI WEIWEI

Para o curador da mostra e Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Marcelo Conrado, “ao visitar a exposição, o observador é lançado no ambívio entre tradição e contemporaneidade. O gesto, sempre presente, seja pictórico, seja político, é a linha condutora que articula práticas artísticas distintas. Nos quatro artistas da exposição, o gesto é um elemento de construção de um caminho para o horizonte, e é para lá que devemos direcionar o nosso olhar.”

Zilda Fraletti e Carlos Cavet

Os sócios Zilda Fraletti e Carlos Cavet afirmam que “o Paraná possui fortes laços com o Oriente, o que nos instigou a pensar nessa exposição em conjunto com a Galeria Almeida & Dale. Manabu Mabe e Tikashi Fukushima vieram para o Brasil na infância e são artistas do núcleo histórico da arte abstrata. Tomie Ohtake, que chegou ao Brasil com 23 anos, possui obras públicas em Curitiba. Ai Weiwei, que é artista e ativista chinês, é um nome essencial da arte contemporânea. Essa exposição é uma aproximação entre duas culturas que se entrelaçam”.

Em 2024 a Galeria Zilda Fraletti completou 40 anos de atuação, reafirmando sua importância como a primeira galeria de arte contemporânea do Paraná. Referência no cenário cultural, segue promovendo exposições de relevância, participando de feiras como SP-Arte e fortalecendo a conexão entre artistas, colecionadores e o público.

 

Serviço:

Exposição: Quando o gesto se torna horizonte: artistas do Oriente

Abertura: 04 de outubro de 2025, das 11h às 14h

Visitação: Até 25 de outubro. De segunda a sexta das 9h30 às 18h30 e sábados das 10h às 14h.

Local: Galeria de Arte Zilda Fraletti

Av. do Batel, 1750 – lojas 7,8,10,12 – Batel

Curitiba – PR, CEP 80420-090

IG: galeriazildafraletti

Whats: 41. 99164-2882

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post