SUS recebe lote inicial de 100 mil implantes contraceptivos

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro carregamento de 100 mil unidades do implante contraceptivo subdérmico, produzido pela Organon, que será disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O lote marca o início da distribuição nacional do método contraceptivo. A expectativa é que as doses sejam encaminhadas gradualmente às unidades de saúde de todo o país, ampliando o acesso das mulheres a mais uma opção no planejamento reprodutivo e reduzindo a mortalidade materna e a gestação não planejada.
O implante subdérmico é considerado seguro, reversível, de longa duração (com efeito por até três anos) e altamente eficaz, com taxa de sucesso de 99,95% na prevenção de gestações.
“Estamos muito orgulhosos em contribuir com o Ministério da Saúde na ampliação do acesso a métodos contraceptivos modernos. A chegada do implante subdérmico ao SUS representa um avanço importante para a saúde reprodutiva das mulheres, permitindo que elas tenham mais autonomia e segurança em suas escolhas”, afirma Ricardo Lourenço, presidente da Organon no Brasil.