Cooperação internacional para fortalecer pequenos negócios

 Cooperação internacional para fortalecer pequenos negócios

Em missão oficial na África do Sul, o secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, participa da 1ª Reunião Ministerial Global sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), promovida sob a presidência sul-africana do G20. Em paralelo ao encontro multilateral, a comitiva brasileira se reuniu com a ministra sul-africana Stella Ndabeni-Abrahams para discutir a ampliação das parcerias estratégicas entre os dois países no campo do empreendedorismo.

Durante a reunião bilateral, foi apresentada uma proposta de Memorando de Entendimento (MoU) entre Brasil e África do Sul voltado à cooperação técnica em políticas públicas para MPMEs, com foco em inovação, digitalização, financiamento, internacionalização, acesso a mercados e inclusão nas cadeias globais de valor. A minuta do acordo, que será trabalhada nos próximos meses, deve ser concluída até novembro, durante a Cúpula do G20 no país africano, e prevê ainda ações conjuntas para fortalecimento do artesanato, do empreendedorismo feminino e da economia verde.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, dando continuidade ao diálogo iniciado em São Paulo no ano passado. Estabelecemos um roteiro de cooperação e parcerias importantes para aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e África do Sul, com foco na inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional e no desenvolvimento com inclusão”, afirmou o secretário-executivo Tadeu Alencar, que representou o ministro Márcio França na agenda.

Os pequenos negócios respondem por uma parcela significativa da atividade econômica e a geração de empregos em ambos os países. No Brasil, o setor representa cerca de 30% do PIB e 65% da geração de empregos formais. Já na África do Sul, as pequenas empresas somam aproximadamente 40% do PIB e geram entre 60% e 70% dos postos de trabalho no setor privado.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post