Sanepar levará soluções em saneamento e eficiência energética para Honduras

 Sanepar levará soluções em saneamento e eficiência energética para Honduras

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou do início dos trabalhos associados com o projeto de cooperação internacional com os governos do Brasil, da Alemanha e de Honduras, com o objetivo de fortalecer a gestão da água e ampliar a eficiência energética nos sistemas de abastecimento hondurenhos. A iniciativa no país da América Central integra uma cooperação triangular entre os três países, articulada no Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, bem como pela Agência de Cooperação Alemã GIZ.

“Esta Cooperação Trilateral é um marco estratégico para o fortalecimento institucional da Sanepar e para a promoção da inovação na gestão da água. Ao integrar experiências e soluções de diferentes países, ampliamos nossa capacidade de enfrentar desafios hídricos contemporâneos, projetando um futuro mais sustentável, com foco em eficiência e resiliência”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski.

O projeto, denominado “Recursos Hídricos Sustentáveis e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras”, ou simplesmente H2OGEH, busca implementar tecnologias e metodologias inovadoras que contribuam para reduzir perdas de água, aumentar a eficiência energética, melhorar a gestão da demanda e fortalecer a capacidade institucional de operadores locais.

Durante cerimônia realizada quarta-feira (2), autoridades das Embaixadas da Alemanha e do Brasil em Honduras, da ABC, da GIZ, das Secretarias de Relações Exteriores e Cooperação Internacional e de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Honduras e, da Sanepar, efetivaram os atos que chancelaram o início das atividades relacionadas ao projeto, o qual contará com recursos de mais de € 1 milhão, e será conduzido pelo período de 18 meses.

“A Sanepar, pelo seu comprometimento com a inovação e busca constante pela eficiência operacional reforça seus laços de cooperação com a ABC. Com a participação neste projeto internacional trilateral, temos a oportunidade de compartilhar com Honduras nossas experiências, incluindo aquelas adquiridas por meio da longa relação com a Alemanha e, assim, contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis”, afirma o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Junior.

CAPACITAÇÃO – O projeto prevê a capacitação de equipes técnicas, por meio de workshops e fóruns de discussão, bem como a realização de um projeto-piloto em prestadora local de serviços de água que oportunizarão troca de experiências entre os países envolvidos. Desta forma, reforça o compromisso com a construção conjunta de soluções e o engajamento social, objetivando não apenas melhorar os indicadores técnicos, mas também promover a governança hídrica.

“O modelo adotado prevê a participação ativa de diferentes setores: governo, operadores de serviços de água, comunidades e parceiros internacionais. A proposta é desenvolver ferramentas baseadas em evidências e adaptadas à realidade hondurenha, incluindo métodos integrados de gestão de recursos hídricos e tecnologias de alta eficiência”, afirma o especialista da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti.

Diogo Cavazotti Aires

Diogo Cavazotti Aires

dcavazotti@gmail.com / Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em jornal, TV, revista, internet e assessoria de imprensa. Único jornalista brasileiro a ganhar uma bolsa de investigação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ganhou diferentes prêmios, como o Troféu Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (quatro vezes), o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Top Inovação na categoria direitos humanos. Doutor em Educação e mestre em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Related post