Autoria Design abre loja em Itajaí – SC

 Autoria Design abre loja em Itajaí – SC
Estrategicamente situada na Rodovia Osvaldo Reis, entre Balneário Camboriú e Itajaí a loja Autoria Design estreia em seu novo endereço, um lugar amplo, com curadoria para escolha dos melhores designers. Quem passa pelo local percebe que a qualidade e bom gosto são marcas registradas do espaço, que teve seu início no Rio Grande do Sul, quando a primeira loja foi montada em Canela, na época batizada de Espaço Aristeu Pires. O espaço, inclusive atende moradores de outros estados, como a vizinha Paraná, cujos clientes possuem imóveis na região.
Criada em 2016 pela fundadora e curadora da Autoria Design, Ana Araujo, a marca levou menos de 3 anos para conquistar a preferência dos escritórios de arquitetura, não só do RS, mas do Brasil.  Durante a montagem Ana convidou a sua irmã Carmen Araújo, doutora em Artes pela Universidad de Barcelona, até então professora de design, para ajudar a tocar esse projeto.

Com o sucesso nasceu a ideia de expandir e montar uma nova loja, agora com mais nomes do design brasileiro. O local escolhido foi a região de Balneário Camboriú, conhecida pela economia pujante e pela dinâmica da construção civil.
Dentro da expansão da marca surge também o atendimento virtual, tanto pelo site  https://www.autoriadesign.com.br, como pelo Instagram @autoria.design, o que foi muito oportuno no momento em que cuidados muito especiais tornaram-se necessários para a prevenção da COVID-19.
Atualmente, inclusive, ambas as lojas trabalham com atendimento presencial exclusivo, com agendamento prévio de dia e horário.
A atuação no estado começou em Itajaí, onde a loja ficou por um ano no Brava Mall. Na época o espaço foi concebido para venda de objetos de decoração apenas, e ficou pronta antes da loja principal, que estava sendo preparada, paralelamente, para venda de mobiliário. Agora, localizada no retorno para BC, após a entrada da Praia Brava, o espaço é ainda maior e com possibilidade de receber os clientes de forma mais confortável, mesclando a coleção de objetos e de móveis no mesmo endereço. “A aceitação foi grande e resolvemos dar esse passo rumo à elaboração de um espaço mais amplo, que reunisse o melhor e mais cobiçado do mobiliário autoral”, explica a diretora comercial Carmen.
Com qualidade e atendimento diferenciado e personalizado a Autoria Design oferece mobiliário e objetos autorais de qualidade e atemporais. Segundo Ana a marca apresenta uma curadoria do móvel atemporal. “Queremos que cada peça que vendemos passe a ser herdada pelos filhos de nossos compradores”, pontua. Ana explica que os grandes nomes do design tendem a ser atemporais. “Enxergamos que cada peça assinada tem uma história por trás e gostamos de passar essa vivência para o cliente, começando pela sua concepção e passando pelos inúmeros processos que existem até o objeto ser concretizado”, acrescenta.
Atualmente a marca trabalha com 8 nomes de designers brasileiros, mas, segundo a fundadora, isso não é algo engessado, sempre variando por coleção, podendo agregar mais nomes, sem tirar esses principais. A loja trabalha sempre 2 coleções: primavera/ verão (final de setembro) e outono/ inverno (final de março). Neste momento as duas lojas estão com a coleção inverno.
A diretora comercial Carmen Araujo explica que na Autoria Design o móvel e o objeto escolhido têm de ser autoral, essa é a principal característica. “Se não for assinado, não faz parte da coleção. Junto a isso, o acabamento tem que ser perfeito. As marcas que trabalhamos já apresentam um rigoroso controle de qualidade. Mesmo assim, quando chega para nós, cada peça passa ainda pelo nosso controle de qualidade antes de ser entregue. Queremos que a experiência seja boa em cada detalhe da totalidade do processo, desde a escolha do produto, passando pela entrega, até o complemento com o feedback do cliente no pós-venda”, finaliza.
A loja é revendedora oficial dos designes Aristeu Pires, Arthur Casas, Carlos Motta,  Domingos Tótora, Inês Schertel, Pedro Petry, Sérgio Rodrigues e Ronald Sasson, este último inclusive um dos destaques da Fuorisalone 2020, evento do design mundial que acontece em Milão, na Itália, de maneira virtual neste ano, em virtude do coronavírus.
Sobre as sócias
Fundadora, diretora geral e curadora: Ana Araujo, odontóloga com 25 anos de formação, com graduação e pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP), fez carreira em pesquisa na área de biomateriais, tendo feito parte de seu doutorado na University of Toronto e pós-doutorado pela University of Michigan. Aprendeu muito sobre design durante o período de 10 anos que esteve casada com Aristeu Pires, entre 2008 e 2018. Em 2015, após Ana retornar de um período sabático nos EUA, foi morar em Gramado onde teve um papel ativo dentro da fábrica de Aristeu Pires situada em Canela, inclusive aprimorando a estofaria, trazendo novos equipamentos e materiais e ajudando Aristeu Pires a lançar 17 novos produtos entre 2016 e 2017, entre eles a Chaise Pitu, campeã em vendas da marca.
A vivência fora do país e o gosto pessoal pelas artes e design que sempre esteve com ela, contribuíram de maneira primordial para a curadoria da Autoria.
Sócia da unidade de Itajaí, diretora comercial e curadora: Carmen Araujo é artista, doutora em Artes pela Universidad de Barcelona e foi professora universitária na área de Artes e Design durante 15 anos. Esta carreira e formação lhe proporcionaram a base conceitual e gosto estético fundamentais no processo de curadoria da Autoria.

Filial Itajaí
Endereço: Rua Donato Pereira 55, Fazenda
Fotos: Romero Dominguez

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Post relacionado