Sexta-feira Santa além do Bacalhau: Emy apresenta menu asiático especial para a data

 Sexta-feira Santa além do Bacalhau: Emy apresenta menu asiático especial para a data

Pratos com peixes e vegetarianos são a opção do chef Kazuo Harada para o feriado

A Sexta-Feira Santa é uma data importante para os cristãos, que relembram a morte de Jesus Cristo na cruz. Além disso, para muitos brasileiros, essa data é marcada por uma tradição gastronômica: o consumo de peixe.

De acordo com a tradição católica, a carne vermelha é vista como um alimento que simboliza o sacrifício de Cristo na cruz, e por isso deve ser evitada nesse dia. Já o peixe, por ser um alimento associado à imagem de Jesus, que multiplicou pães e peixes para alimentar uma multidão, é permitido. No entanto, a tradição não é seguida apenas por católicos. Muitas pessoas, independentemente de sua religião, adotaram o consumo de peixe na Sexta-Feira Santa como uma tradição cultural. Além disso, o peixe é uma opção saudável e saborosa para substituir a carne vermelha em uma refeição.

Para o chef Kazuo Harada o peixe é versátil e pode ser consumido com diversas técnicas de cozimento. “Grelhado, cozido, cru ou ao vapor, há diversas formas que mudam a textura e sabor de acordo com o cozimento escolhido. Além da facilidade de seu cozimento é possível construir sabores diferenciados com os mais surpreendentes acompanhamentos, como cogumelos, bananas ou até molhos cítricos”, aconselha.

No cardápio do Emy by Kazuo, restaurante do chef Harada em Curitiba, há pratos especiais para serem consumidos na data. Dentre eles o prato japonês Shake Misoyaki (R$91,00), um salmão maturado e fermentado na pasta de soja, grelhado, acompanhado de brócolis, batata e molho miso, e o filipino Manilla (R$54,00), com peixe branco do dia, leite de coco, cebola, gengibre, pimenta, coentro e castanhas. Além da diversidade de pratos vegetarianos e sem carnes vermelhas, o Emy também possui uma seleção de sushis e sashimis com peixes frescos, uma ótima opção para apreciar a variedade de insumos na Sexta-Feira Santa.

Emy by Kazuo

Depois de passar por renomados restaurantes no Japão, Dubai, São Paulo e no Rio de Janeiro, o chef Kazuo Harada voltou a Curitiba para abrir a sua segunda casa, o Emy by Kazuo, uma homenagem a sua filha. O restaurante apresenta pratos inspirados na cozinha asiática e uma viagem gastronômica pela China, Índia, Coreia do Sul, Tailândia e Japão.

Nos primeiros seis meses de funcionamento, o Emy já conquistou dois importantes prêmios da gastronomia paranaense: o Melhor Estabelecimento Gastronômico, pela TOPVIEW, e a Novidade do Ano, pelo Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo.

O chef Kazuo Harada, que possui reconhecimento nacional e internacional, já foi premiado com uma estrela Michelin por três anos consecutivos, no restaurante Mee do Copacabana Palace, e com diversos prêmios no seu primeiro restaurante em São Paulo, com nome homônimo – e também já nos primeiros meses de atuação.

Serviço

Emy by Kazuo

Horário: de segunda e terça das 12h às 15h, e das 19h às 22h. De quarta a sexta das 12h às 15h, e das 19h às 23h. Aos sábados das 12h às 17h e das 19h às 23h, e aos domingos das 12h às 21h.

Endereço: Shopping Pátio Batel, Piso L1 – Av. do Batel, 1868 – Batel

Instagram: @emyrestaurant

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post