Desapego de luxo compra presente de Natal para crianças paranaenses
Série sobre “K – a droga zumbi” vence Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria
Série de reportagens da RICtv Record Curitiba mostra desafios de saúde e segurança pública da droga sintética que se espalha pelo Brasil
A série premiada da RICtv Record Curitiba, apresentada no programa Balanço Geral, é assinada pela jornalista Francielly Aparecida Camargo de Azevedo e pela equipe formada ainda pelo produtor Felipe Ribeiro, o editor Flavio Bernardes, o cinegrafista Everson Moreira e o editor de imagens Roberto Kloss.
Os três episódios estão disponíveis no canal do Balanço Geral Curitiba no YouTube. O primeiro episódio apresenta o novo entorpecente, que tem efeito devastador na saúde dos usuários e desafia a segurança pública a combater um inimigo ainda desconhecido. Na segunda reportagem, a equipe mostra que a substância multiplica por 100 o efeito da maconha e conta como ela surgiu, fruto de um “acidente” na indústria farmacêutica. A série termina contando como o efeito rápido e o baixo custo atraem novos usuários. Além disso, mostra que o combate às drogas sintéticas K envolve políticas de saúde e segurança.
A premiação tem por objetivo enaltecer os trabalhos feitos para desmistificar a psiquiatria, diminuir o estigma e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes. A entrega do prêmio será durante a cerimônia de abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, em Brasília.
Desde 2022, a iniciativa de psicoeducação conta com seis categorias: impresso, online, rádio, televisão, canal e influencer, cujos prêmios totalizam R$ 52 mil.
Confira abaixo os vencedores de cada categoria:
Televisão: RICtv Record Paraná
Matéria: Série Drogas K – A Droga Zumbi
Jornalista: Francielly Aparecida Camargo de Azevedo
Equipe: Felipe Ribeiro, produção; Flávio Bernardes, edição; Everson Moreira, cinegrafista; e edição de imagens: Roberto Kloss
Impresso: Veja São Paulo
Matéria: Exclusivo: dispara o número de PMs que pedem para sair da corporação
Jornalista: Guilherme Queiroz Silva
Rádio: Rádio CBN João Pessoa
Matéria: A gente fica junto o tempo todo
Jornalista: Hebert Lenin de Araújo Pereira
Online: O Globo
Jornalista: Raquel de Jesus Pereira Figueiredo
Influencer: Nalu Saad
Matéria: Crianças em crise: a ponte entre o suicídio e a esperança
Influencer: Nalu Saad
PodCast: Jornal O Tempo
Matéria: O pesadelo do sono para crianças autistas
Jornalista: Núbya Mara da Silva Oliveira
Hors Concours: Correio Braziliense
Sobre o Grupo Ric
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; o Portal Ric; as plataformas TOPVIEW, de estilo de vida, e Grands por Reinaldo Bessa, sobre sociedade e negócios.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de produção audiovisual e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: Ric Podcast, Ric Lab, Ric Rural Hub e Ric Play. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.