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ObservaDH lança guia para levar direitos humanos às salas
A cartilha “Direitos Humanos em Sala de Aula – Guia Prático do Observatório Nacional dos Direitos Humanos para Educadoras e Educadores do Ensino Médio” foi lançada na última quinta-feira (23), pelo Governo do Brasil, através do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. A apresentação ocorreu durante o Festival Iguassu Nova, em Foz do Iguaçu (PR), no painel “Plataforma ObservaDH: o papel dos dados na formulação de políticas públicas para Direitos Humanos”.
O material foi desenvolvido para aproximar professores do ensino médio do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma que disponibiliza informações sobre direitos humanos no Brasil com base em dados e evidências confiáveis, em linguagem acessível e inclusiva. A proposta é facilitar o uso desses conteúdos em ambiente escolar e apoiar práticas pedagógicas que estimulem reflexão crítica e cidadania.
Com 500 exemplares impressos, a cartilha tem formato de revista com 50 páginas e busca incentivar o uso de dados e informações em sala de aula, promovendo a reflexão crítica sobre temas relacionados aos direitos humanos e à cidadania, além de promover uma educação mais engajadora, capaz de captar e manter a atenção do estudante.
Transformação educativa
O coordenador-geral de indicadores e Evidências em Direitos Humanos do MDHC, Pedro de Lemos, ressaltou que a presença dos dados e indicadores em sala de aula é um dos principais objetivos do ObservaDH desde sua criação, e destacou que a plataforma vem ampliando suas ações voltadas à formação e à produção de conhecimento.
“Mais do que nunca, em um contexto de desinformação e de problemas sociais cada vez mais complexos, os dados são essenciais para discutir e garantir a implementação dos direitos humanos para todas as pessoas”, afirmou.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, esse tipo de iniciativa é importante para levar o conhecimento a quem tem mais capacidade de utilizá-lo de forma construtiva – os professores.
“O comprometimento dessa atual gestão e do Governo do Brasil é com aqueles que precisam de inclusão. Precisamos ter dados sistematizados para apoiar esse trabalho de promoção de uma democracia justa e um país igualitário. Essa é a política que queremos e que está acontecendo no nosso país”, disse.
Já o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, aponta que o projeto está alinhado à missão do Parque, que visa transformar conhecimento e pesquisa em bem-estar para a sociedade em diferentes frentes.
“Temos diferentes áreas de conhecimento envolvidas no desenvolvimento desse projeto para que, além da cartilha, sejam entregues outros materiais relevantes, desde conteúdos de comunicação descomplicada, cursos gratuitos e atualização tecnológica da plataforma, permitindo que gestores públicos, imprensa, pesquisadores e a sociedade como um todo possam se apropriar e se beneficiar dessa iniciativa”, explicou.
Pré-lançamento dos cursos
Dois cursos on-line que integram o convênio ObservaDH foram pré-lançados durante o Festival Iguassu Nova, dentre eles: “Introdutório: Direitos Humanos – Uma Introdução” e “Políticas Informadas por Evidências em Direitos Humanos – Conceitos e Aplicações”. As formações estarão disponíveis a partir de dezembro deste ano, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Itaipu Parquetec.
De modalidade Educação a Distância (EaD) e autoinstrucional, sem limite de vagas, as capacitações apresentam os fundamentos conceituais e práticos das políticas públicas informadas por evidências no campo dos direitos humanos. Os conteúdos abordam noções de políticas públicas, dados, indicadores e processos de tradução do conhecimento para a tomada de decisão baseada em evidências.
Professores, estudantes, pesquisadores, gestores e todos os cidadãos interessados na temática dos direitos humanos podem realizar a pré-inscrição para os cursos.
Preencha o formulário de pré-inscrição.
Em sala de aula
Em sequência ao lançamento, foi realizada a oficina “Como trabalhar Direitos Humanos em sala de aula”, voltada a educadoras e profissionais da área. A atividade teve como objetivo apresentar formas práticas de aplicar os conteúdos da cartilha no cotidiano escolar, estimulando o uso de dados e indicadores sociais como ferramentas de reflexão e aprendizado.
Durante a oficina, foram discutidas metodologias participativas, abordagens interdisciplinares e estratégias para tornar o tema dos direitos humanos mais acessível aos estudantes. O encontro também promoveu a troca de experiências entre os participantes, fortalecendo o compromisso de levar o debate sobre cidadania e diversidade para o ambiente escolar.


