Museu Oscar Niemeyer abre ao público grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto

 Museu Oscar Niemeyer abre ao público grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto

No último dia 11, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu convidados e imprensa para a abertura da sua grandiosa exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, para comemorar o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998). Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao Museu, em 2022, e já está aberta ao público na Sala 6. 

João Lazzarotto

O evento contou com a presença da diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika; da secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; além da presença dos curadores da mostra e do irmão de Poty Lazzarotto, João Lazzarotto.

Juliana Vosnika

“Mais do que comemorar o centenário desse artista curitibano, que é um dos principais nomes das artes do Estado e do País, a exposição passa a ser um local de referência a Poty Lazzarotto”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “A partir de agora, certamente, os visitantes do MON, em especial as centenas de estudantes das redes pública e particular que diariamente frequentam o Museu, poderão saber mais e conhecer melhor esse gênio das artes”, comenta.

Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes

Acervo MON –

Em 29 de março, dia do aniversário de Curitiba – e coincidentemente, data de nascimento do artista Poty Lazzarotto – o MON recebeu a maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil peças. Era o ano de 2022. Tal coleção conta com mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas, entre outros. A doação foi feita diretamente pelo irmão do artista, João Lazzarotto.

São obras que enriquecem ainda mais o acervo do MON, que nos últimos anos quintuplicou de tamanho, consolidando o Museu como um dos mais importantes da América Latina. 

Um recorte dessa vasta coleção de Poty poderá ser visto nessa exposição. Assim, o eixo central do prédio do Museu se transforma em um palco para as maiores coleções recebidas pelo MON, ao lado das mostras de arte asiática e africana.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”

Sala 6

www.museuoscarniemeyer.org.br 

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post