Desapego de luxo compra presente de Natal para crianças paranaenses
Expectativa do comércio para as vendas de Natal é mais positiva em relação ao mesmo período do ano passado
Dados apontam para curva crescente nas vendas dos mais diversos setores do comércio para o final do ano
Com grandes eventos, como a Copa do Mundo e as eleições, além de datas comemorativas que serão celebradas, sem restrições, neste ano – Natal e Ano Novo – movimentam o varejo, a expectativa é que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre, em relação a janeiro a junho de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV).
Ainda, segundo dados da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o comércio varejista avançou 2,3% até abril, enquanto nos últimos doze meses, o resultado foi de 0,8%. Metade das oito atividades avaliadas na pesquisa registrou crescimento no volume de vendas de abril, em relação a março: móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).
Para o superintendente do Shopping Alto da XV Mall, João Guilherme, de fato, foi possível notar um crescimento do fluxo nos meses de maio, abril e junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Ele afirma que já foi possível equiparar ao ano de 2019, que é um período pré-pandêmico. “Portanto, o que vemos é um cenário que está se normalizando. A partir do mês de maio temos datas comemorativas, como Dia das Mães e na sequência Dia dos Namorados, o que aumentou o movimento no comércio. Isso em todos os 21 shoppings da Rede Argo – do qual o shopping faz parte. Então, o panorama que temos é que no segundo semestre teremos uma curva ainda maior”, afirma.
No segundo semestre há mais procura de assinatura de lojas no shopping, segundo o superintendente. Os comerciantes veem com otimismo a abertura de uma nova operação nesse período. “Com o crescimento observado no comércio este ano, podemos dizer que já não há reflexos significativos da pandemia para o período de Natal e outras datas comemorativas. Assim, dezembro será um mês ‘normal’ em relação às vendas”.
Além disso, o Shopping Alto da XV Mall já está se preparando para os eventos deste período, como a Copa do Mundo, com decoração temática e eventos com transmissões ao vivo e, ainda, a famosa Black Friday que traz descontos atrativos para os clientes. “Esses eventos são ótimos ganchos para pensarmos em diferentes ações e ativações no mall para oferecer mais opções de lazer e serviço ao público”.
Para o Natal, a partir do mês de novembro o shopping começará a decoração temática para a data com atrações especiais para os clientes e também atividades para o público infantil. Além disso, o empreendimento funcionará com horário estendido no mês de dezembro, ficando aberto até às 22h. Em dias comuns, o horário é até as 20h.
Shopping vê crescimento contínuo e irá inaugurar mais de dez operações até o final do ano
Com o objetivo de diversificar os produtos e serviços, o Shopping Alto da XV Mall, iniciou o segundo semestre de 2022 com novas operações nos setores de vestuário, alimentação e beleza.
Para os apaixonados por café, a Cheirin Bão chega para disseminar a cultura do café especial, espalhando aromas, sabores e sensações em um empório com diversas opções de cafés mineiros. O shopping também recebe a Natura, queridinha do Brasil, a loja conta com as mais variadas opções de produtos para corpo, cabelo, linha de maquiagens e bebê, além de ser ótima para quem quer presentear. Especializada na comercialização de pijamas, a Uni DuniPijamas oferece peças para toda a família. O restaurante Querência Grill é a nova opção gastronômica do mall, fica na praça de alimentação e oferece um cardápio variado de comida típica brasileira. E, para completar o mix de serviço, o shopping também conta com uma collab inspiradora entre Crys Ateliê e Katalin Stammer, o espaço é destinado à decoração com peças artesanais e design de interiores.
Fora essas ativações que já foram inauguradas, até o final de outubro mais seis novas lojas estão em negociação. Portanto, a perspectiva é que 10 lojas abram no empreendimento até o final do ano.
“Nosso foco é ampliar as possibilidades de compras e serviços ao nosso público, garantindo um espaço completo ao cliente, para que ele encontre no nosso empreendimento tudo o que precisa, desde serviços para facilitar a sua rotina até seus momentos de compra e lazer”, afirma Thauane Neris, coordenadora de marketing do Alto da XV Mall.