Entrevista com o psicólogo Gabriel Cipriano: Sua psicologia & nossa saúde mental.

 Entrevista com o psicólogo Gabriel Cipriano: Sua psicologia & nossa saúde mental.

 

Conversei com o psicólogo Gabriel Cipriano:

● Quando devo procurar um psicólogo?
GABRIEL: Você deve procurar um psicólogo quando perceber que algo dentro de si não está indo bem. Não é apenas o sujeito que está adoecido que pode procurar ajuda. Em qualquer momento da vida, é válido experienciar o processo da psicoterapia, fortalecendo-se emocionalmente, tomando consciência de diferentes instâncias psíquicas que visam o amadurecimento, autoconhecimento e qualidade de vida.


● Atualmente qual a demanda que aparece com maior recorrência em seu consultório?
GABRIEL: O transtorno depressivo. Acredito que, em média, 7 a cada 10 de meus pacientes apresentam traços depressivos. Inclusive, a OMS prevê que até 2030 a depressão seja a doença mais comum do mundo. Por isso, é fundamental investir em políticas públicas que busquem minimizar os danos à saúde mental e sensibilizar as pessoas de que não há saúde sem saúde mental.

● É normal ter ansiedade?
GABRIEL: Sim, é normal sentir ansiedade, assim como medo, raiva, e tristeza. O grande problema é a intensidade desses sentimentos, quando a ansiedade se torna paralisante, impedindo a pessoa de viver suas experiências e até causando
O problema é quando é uma ansiedade que imobiliza a pessoa, impedindo-a de viver as experiências! podendo apresentar sintomas físicos inclusive, essa ansiedade apresenta riscos à saúde mental e não deve ser normalizada.

● Poderia citar alguns cuidados para a manutenção da saúde mental?
GABRIEL: É fundamental adotar comportamentos de autocuidado, priorizando a qualidade do sono, praticando atividades físicas, cuidando dos relacionamentos, sendo autêntico, estabelecendo metas realistas e desenvolvendo habilidades para lidar com as adversidades do cotidiano. Além disso, cada pessoa pode encontrar formas subjetivas de cuidar de si mesma, como ouvir música, praticar hobbies, passar tempo com pessoas queridas, entre outras formas.

● Qual o principal conselho que daria a quem pretende seguir a área da psicologia?
GABRIEL: Coloque-se em diferentes cenários, troque intensamente com a vida, o mundo e os outros. Desenvolva a habilidade de escutar para compreender, sem julgamentos, e mantenha-se aberto às diferentes experiências de vida.

 

Clínica situada na rua Octaviano Teixeira dos Santos, 612 – Centro, Francisco Beltrão-PR. Telefone para contato: (44) 99707-0023 ou (46) 99905-8498. Instagram: @psico.cipriano

 

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post