Articulação do Quadril – Saúde e Qualidade de Vida
Não são apenas os idosos que têm problema no quadril. Jovens esportistas também podem apresentar dor nesta região. Para tirar todas as dúvidas, conversei com o Dr Christiano Saliba Uliana, médico ortopedista, formado pela UFPR e especialista em quadril pelo Hospital de Clínicas de Curitiba. Diretor científico da Sociedade Brasileira de Quadril – regional do Paraná, com grande atuação em educação médica, ele traz em seu currículo palestras em Davos (Suíça), Oxford (Inglaterra) e outros centros de excelência.
-Qual a faixa de idade das pessoas que procuram a sua ajuda?
-Eu atendo pacientes de todas as idades, desde pessoas jovens praticantes de esportes até pessoas com maior idade que levam uma vida ativa.
-Quais as principais queixas que trazem as pessoas até o seu consultório?
-Os mais jovens, mais envolvidos no esporte, normalmente procuram porque sentem dor ao realizar as atividades físicas e não conseguem performar como gostariam. As pessoas de mais idade, em geral, procuram para o acompanhamento e o tratamento de artrose nos quadris e nos joelhos.
-Como melhorar a qualidade de vida de quem tem artrose?
-Geralmente nós iniciamos o tratamento atuando no reforço muscular, indicamos algumas mudanças nos hábitos de vida e, se necessário, utilizamos medicações que podem auxiliar no alívio da dor. Nos casos em que a qualidade de vida está muito baixa, apesar dessas medidas, podemos lançar mão de procedimentos cirúrgicos que resolvem o problema.
-Quais os procedimentos cirúrgicos recomendados nos casos em que não há melhora com o tratamento clínico?
-O procedimento mais indicado para esse tipo de situação é a prótese do quadril ou do joelho.
-Essas cirurgias são consideradas de alto risco?
Não. É fato que algumas pessoas possuem uma ideia negativa sobre essa cirurgia. Talvez porque antigamente realmente a recuperação era diferente e as complicações mais frequentes. Porém, as próteses e a técnica cirúrgica evoluíram muito nos últimos anos. Atualmente, para se ter um exemplo, os pacientes podem caminhar já no primeiro dia após a cirurgia.
-Os pacientes jovens também tem indicação de prótese?
-Mais raramente. Normalmente o jovem não tem artrose e, por isso, os direcionamos para o que chamamos de Cirurgia Preservadora do Quadril. Essa cirurgia é realizada através de uma artroscopia e, assim, conseguimos resolver problemas de quadril do adulto jovem de uma forma minimamente invasiva, propiciando ao paciente o retorno às atividades esportivas e a uma vida totalmente normal, sem limitações.
Clínica situada na Avenida Vicente Machado, 2322 – Bairro Batel – Curitiba-PR
Fones: (41)3242-5353/ (41)99167-0058
site: www.drchristianosaliba.com.br
Instagram: dr.christiano_saliba