Arquitetura extraterrestre e mudanças climáticas integram o último ato das comemorações dos 40 anos da Baggio Schiavon Arquitetura

 Arquitetura extraterrestre e mudanças climáticas integram o último ato das comemorações dos 40 anos da Baggio Schiavon Arquitetura

Flávio Schiavon e Manuel Baggio

‘Fórum + 40 O FUTURO DAS CIDADES´ reunirá nomes consagrados nas questões climáticas, tecnológicas e urbanísticaspara refletir sobre temas que influenciam nosso futuro.

Tal qual as gentilezas urbanas tão presentes nos 40 anos do escritório Baggio Schiavon Arquitetura (BSA), a Empresa fecha suas comemorações brindando nossa comunidade com um Fórum que contará com nomes do quilate de Emanuel Pimenta, Iza Dezon, Pedro Jacobi, Christian Ullman, Guto Requena e Gustavo Taniguchi. A mediação de cada painel será conduzida por Rodrigo Fornos da TV Educativa. O evento será gratuito, aberto ao público, e foi organizado pela BSA e por Consuelo Cornelsen, responsável pela curadoria de toda a programação que inclui a exposição na sala de vidro do Museu Oscar Niemeyer (MON) e lançamento da obra Baggio + Schiavon 40 Anos de Arquitetura. Não será necessário fazer inscrição prévia, pois o acesso ao Auditório Poty Lazarotto será liberado por ordem de chegada até o limite do espaço do Museu.

Flávio Schiavon e Manuel Baggio

Confira detalhes da programação:

17h30 portas abertas;

18h recepção e abertura por Flávio Schiavon;

18h15  // Arquitetura Extraterrestre – Emmanuel Pimenta – Via Zoom

Arquiteto e urbanista. Preside o Comitê Técnico de Arquitetura Espacial do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica. Desenvolveu diversos projetos experimentais no Brasil e na Suíça na área de arquitetura espacial. Dentre os novos desafios da arquitetura para o futuro, ele aponta o de vencer a diferença ou falta de gravidade. No evento, Pimenta tratará da arquitetura extraterrestre e suas contribuições na transformação da relação do homem com o conhecimento e para o surgimento de novastecnologias. “Para conquistar o espaço não é preciso apenas lidar com a falta de gravidade, é necessário que se crie materiais resistentes, que se construa um ambiente propício para a vida, o que inclui, por exemplo, exercícios apropriados para evitar a atrofia dos músculos, alimentos especiais e tecnologia para controle da radiação”, ressalta.

18h45 // Mudanças Climáticas e Meio Ambiente – Iza Dezon (FAAP-IED)

Ministra cursos na FAAP e IED. Especialista em tendências, sócia-fundadora da DEZON consultoria estratégica criativa e colaborativa, que analisa tendências de comportamento, moda, beleza e design com foco em produto, comunicação, inovação e projeção de futuro. Integrou a PeclersParis, na França, onde trabalhou no departamento de Research and Future Insight(s), com foco em pesquisa e redação de tendências socioculturais. Em 2015, ao retornar para o Brasil, ela abriu a filial da PeclersParis na América Latina. Sua palestra irá focar nas mudanças climáticas e a chamada Revolução Jovem, especialmente daGeração Z, que está mais disposta a pagar um valor maior por produtos sustentáveis.

19h15  // Painel CEBRACE

19h30  // Emergências Climáticas – Pedro Jacobi (IEA-USP) – Via Zoom

Professor do IEE e presidente do Conselho América do Sul do ICLEI -Governos Locais pela Sustentabilidade. Ele vai tratar das consequências das ações humanas que já estão sendo sentidas pelas pessoas em escala global no intervalo de 20 anos, onde a situação saiu da “variabilidade” para “mudança”, e de “mudança” para “emergência climática”. Também aprofundará a necessidade de que todas as áreas do conhecimento humano devem ser envolvidas nessa discussão.

20h //  Painel SCHÜCO

20h15 // Design para inovação social – Christian Ullman (IED Brasil)

Professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico, coordenador de projetos do Centro de Inovação IED Brasil e sócio-diretor da empresa iT Projetos. Trará para o fórum uma discussão sobre economia circular, a formação dos designers e o papel desses profissionais na construção de um mundo mais verde.

20h45  // Painel ROCA

21h  // Tecnologia de Ruptura – Guto Requena

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela USP e fundador do estúdio Guto Requena. Roteiriza e apresenta séries para TV, web e cinema, além de ser colunista de design e palestrante. Ele vai falar sobre o desejo inerente e permanente de ruptura com o uso de novas tecnologias para investigar design e tecnologias digitais, estimulando a empatia e o coletivo.

21h30 //  Painel IDEALLY

21h45 //  Desenho Urbano – Gustavo Taniguchi

Engenheiro civil e mestre em Gestão Urbana. É sócio-diretor da URBTEC TM – Engenharia, Consultoria e Planejamento. Na palestra, ele irá compartilhar sua experiência em transporte e planejamento urbano, bem como sua visão para o futuro do desenho urbano.

22h15 encerramento

22h30 fechamento das portas

Serviço:

Fórum + 40 O Futuro das Cidades

Data: 31 de março, a partir das 19h;

Local: Auditório Poty Lazzarotto (MON);

Entrada gratuita. O acesso será liberado por ordem de chegada até o limite do espaço, dispensando uma inscrição prévia;

 

*Foto Marcelo Elias

Cesar Franco

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Related post