Selo Jaime Lerner Design, de móveis do consagrado arquiteto paranaense, anuncia plano de expansão
Em concorrido evento (09/03) que reuniu arquitetos, amigos e formadores de opinião, Samira Barakat, fundadora de Jaime Lerner Design, adiantou sobre
futuras linhas internas, externas e para áreas urbanas
Jaime Lerner, falecido em 2021, é conhecido por seu imenso legado em planejamento urbano enquanto prefeito de Curitiba, função que exerceu por três vezes, e como governador do Estado do Paraná. Mas um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do país também se aventurou em uma área pouco mencionada: a de design de mobiliário.
Desde 2019, a Jaime Lerner Design é a empresa responsável por esse acervo de seus desenhos exclusivos. Capitaneada pela empresária Samira Barakat, que trabalhou ao lado de Lerner de 2006 até a sua morte, a marca já nasceu grande, ancorada no nome e nos traços do consagrado urbanista.
“Minha trajetória junto com o Jaime se consolidou quando ele me entregou os desenhos de algumas peças de mobiliário e me pediu para fazer maquetes em miniatura. Assim que elas começaram a sair do papel, nossa parceria entrou em ação”, conta Samira, que vê com responsabilidade a tarefa que tem em mãos hoje: “Sempre imaginei que o representaria e levaria suas obras para serem reconhecidos mundo afora.”
Primeiros passos
O primeiro projeto autoral em design de mobiliário de Lerner nasceu muito antes da existência formal da marca, ainda em 2016. A poltrona Duo foi lançada para o projeto Viés, coletivo criado para valorizar o design autoral brasileiro. “É uma peça única e exclusiva, que foi leiloada após a exposição. Ela vai ser relançada nos próximos anos, com as mesmas características da ideia inicial”, adianta a arquiteta. Hoje, a Jaime Lerner Design tem seis peças em seu portfólio, todas tendo o aço carbono como base. Além disso, cabe ressaltar que todas as peças são assinadas e numeradas.
Sucesso de vendas, as miniaturas das peças de Jaime Lerner representam o primeiro degrau para quem deseja ter a experiência de exibir uma peça assinada pelo arquiteto-urbanista-designer. “Atualmente temos a chaise Urca e a cadeira Lua turca. Mas, ainda para este mês de março, lançaremos mais duas peças em miniatura, o banco W e a poltrona M”, adianta a empresária.
Expansão pelo Brasil
Quase cinco anos após sua criação, a marca está presente na Firma Casa, loja de design high-endem São Paulo, com o banco Toinoinoin, em edição limitada de 25 peças exclusivas nas cores amarelo e roxo. No Rio de Janeiro, o selo é representado pela galeria Gozto com um acervo de cinco peças: a chaise Urca, o banco W, o banco Toinoinoin, a cadeira Lua Turca e a poltrona M. Em Curitiba, os móveis são vendidos diretamente na representação nacional da Jaime Lerner Design.
A responsável por essa meteórica expansão nos endereços mais estratégicos do segmento é Kátia d´Avillez, prestigiada assessora de arte e design, idealizadora da Feira MADE e CEO da exposição “Feito por Brasileiros”, da Cidade Matarazzo – complexo de luxo que determinou um novo estilo de vida que une hospitalidade e cultura no Brasil. A articuladora é um dos nomes que atua na reverberação tanto de novas apostas como de nomes consagrados, como o de Lerner. Na última semana, inclusive, Kátia emplacou um novo hotspot para expor as peças de Jaime Lerner Design, a Herança Cultural, em São Paulo. A galeria, referência em destino de design, ocupa imponente área de 3.000 m² e destaca os maiores nomes do design moderno e contemporâneo. Segundo Kátia, Jaime Lerner repetia uma frase inspiradora – “Quem cria nasce todo dia”. “Esse mantra nos leva a uma eterna admiração ao urbanista, gestor, arquiteto e designer. Ele, como grande personalidade, atravessou fronteiras com sua genialidade e agora, cabe a nós multiplicarmos sua rara linha de mobiliário ao mundo”, ressalta a representante da marca no eixo Rio-São Paulo.
Futuros lançamentos
A cada ano, a Jaime Lerner Design deve lançar entre uma e duas peças inéditas com design original do arquiteto. “Ainda temos muitos desenhos no acervo que precisamos desenvolver os protótipos. E pretendemos ter, ainda neste ano, móveis com materiais diferentes”, conta Samira.
Todo o conceito das novidades será ancorado nas premissas de Lerner, de um mobiliário descomplicado e com design simples, mas ao mesmo tempo escultural. “Acredito que no futuro estaremos em expansão para o exterior, teremos linhas internas, externas e para áreas urbanas. Vamos manter intactos os muitos desenhos que o Jaime deixou. São móveis únicos e exclusivos”, destaca Samira.
Sobre Jaime Lerner
Inúmeras vezes premiado, Lerner foi escolhido pela revista norte-americana Time, em 2010, como um dos 25 pensadores mais inovadores do mundo. Ele também foi eleito o segundo urbanista mais influente do planeta, em 2018, pela revista de planejamento urbano Planetizen.
Na capital paranaense, o arquiteto e urbanista criou o conceito de transporte por ônibus articulados, com canaletas exclusivas e paradas em estações tubo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. O projeto é considerado uma das mais bem-sucedidas experiências de planejamento urbano do país.
Fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), Lerner também foi presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. No começo dos anos 1990, o ex-prefeito de Curitiba, responsável pela gestão da capital paranaense em três gestões, idealizou a construção do Jardim Botânico, da Ópera de Arame e da Rua 24 horas. Criou, ainda, espaços públicos emblemáticos da cidade, como o parque Barigui e o parque São Lourenço. Liderou, ainda, a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.
Em 2016, um documentário sobre sua trajetória, denominado “Jaime Lerner – Uma História de Sonhos”, exalta, entre tantos reconhecimentos, o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Serviço: Onde encontrar Jaime Lerner Design
Jaime Lerner Design – Rua Bom Jesus, 76 | Juvevê, Curitiba – PR
Firma Casa – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1487 | Jardim América, São Paulo – SP
Herança Cultural – Rua do Curtume, 274 | Lapa de Baixo, São Paulo – SP
Créditos Marcelo Elias