INODAP lança curso com estratégias educacionais importantes na ajuda das famílias

 INODAP lança curso com estratégias educacionais importantes na ajuda das famílias

Maria Lúcia Prado Sabatella Presidente do INODAP

Conversamos com a Presidente do INODAP, Maria Lúcia Prado Sabatella que nos falou sobre o curso e sobre como o INODAP (Instituto Para Otimização da Aprendizagem) pode ajudar nesse momento.

Maria Lúcia Prado Sabatella Presidente do INODAP

Para quem são destinados esses minicursos que o Inodap está realizando?

O Minicurso do INODAP é uma forma de acolher e informar os pais de crianças e jovens superdotados sobre estratégias mais adequadas para a educação de seus filhos. Essas crianças têm características e peculiaridades diferenciadas que devem ser entendidas pelos pais e professores para uma educação adequada às suas necessidades.

Entretanto, além dos pais, temos inúmeros professores e profissionais de várias áreas e especialmente da educação especial, que estão se inscrevendo para esse aprendizado.

Quais os temas abordados?

Foram separados quatro grandes eixos:

1- Comunicação dos Sentimentos e Administração das Tensões.

2- Disciplina ou Punição.

3- Relações com a família, amigos e colegas.

4- Colaboração entre Pais e Professores.

Talento e Superdotação Problema ou Solução? Livro de autoria de Maria Lúcia Sabatella

O Inodap é referência em Altas Habilidades/Superdotação, nesse momento de pandemia pessoas que estejam enfrentando problemas psicológicos podem buscar ajuda no Instituto? Quais áreas são atendidas? Qual a faixa de idade?

Nesse momento de grande necessidade de apoio e com a situação de estresse e angústia que muitos estão vivenciando, os profissionais do INODAP estão preparados para dar um suporte e direcionamento nas principais situações que as pessoas têm procurado. Temos feito uma sessão de acolhimento psicológico para situar a real necessidade e alinhar a melhor forma e ajudar cada um em sua singularidade. O atendimento psicológico tem sido essencial nesse momento.

Ele pode ser feito desde as crianças até os adultos e idosos.

Outra área de grande necessidade e procura é o atendimento psicopedagógico para sanar algumas dúvidas dos pais e dos alunos em relação a essa nova forma de aprendizado e de educação não presencial. Muitos pais estão preocupados com o rendimento e a qualidade desse conhecimento e temos organizado muitos alunos em suas atividades acadêmicas

A avaliação de potencial intelectual tem sido feita principalmente para famílias que desejam aproveitar esse momento para já identificar os potenciais de seus filhos e melhor aproveitar suas habilidades. O fato de estarem mais perto dos filhos e poderem observar diretamente suas reações e formas de raciocínio tem sido uma grande descoberta para muitas famílias.

 

*O INODAP está completando 20 anos de atividades, atende com hora marcada pelo telefone (41)3343-3448 e está localizado na Alameda Dom Pedro II, 255 – Loja 66 – Shopping Novo Batel – Curitiba – PR

**O Livro TALENTO E SUPERDOTAÇÃO, PROBLEMA OU SOLUÇÃO? Pode ser adquirido pelo fone (41)3343-3448 ou pelo WhatsApp (41)99255-3448.

***As inscrições para o curso podem ser feitas pelo: www.sympla.com.br

 

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Post relacionado