Articulação do Quadril – Saúde e Qualidade de Vida

 Articulação do Quadril – Saúde e Qualidade de Vida

Dr. Christiano Saliba Uliana

 

Não são apenas os idosos que têm problema no quadril. Jovens esportistas também podem apresentar dor nesta região. Para tirar todas as dúvidas, conversei com o Dr Christiano Saliba Uliana, médico ortopedista, formado pela UFPR e especialista em quadril pelo Hospital de Clínicas de Curitiba. Diretor científico da Sociedade Brasileira de Quadril – regional do Paraná, com grande atuação em educação médica, ele traz em seu currículo palestras em Davos (Suíça), Oxford (Inglaterra) e outros centros de excelência.

-Qual a faixa de idade das pessoas que procuram a sua ajuda?

-Eu atendo pacientes de todas as idades, desde pessoas jovens praticantes de esportes até pessoas com maior idade que levam uma vida ativa.

-Quais as principais queixas que trazem as pessoas até o seu consultório?

-Os mais jovens, mais envolvidos no esporte, normalmente procuram porque sentem dor ao realizar as atividades físicas e não conseguem performar como gostariam.  As pessoas de mais idade, em geral, procuram para o acompanhamento e o tratamento de artrose nos quadris e nos joelhos.

Dr. Christiano Saliba Uliana

-Como melhorar a qualidade de vida de quem tem artrose?

-Geralmente nós iniciamos o tratamento atuando no reforço muscular, indicamos algumas mudanças nos hábitos de vida e, se necessário, utilizamos medicações que podem auxiliar no alívio da dor.  Nos casos em que a qualidade de vida está muito baixa, apesar dessas medidas, podemos lançar mão de procedimentos cirúrgicos que resolvem o problema.

-Quais os procedimentos cirúrgicos recomendados nos casos em que não há melhora com o tratamento clínico?

-O procedimento mais indicado para esse tipo de situação é a prótese do quadril ou do joelho.

-Essas cirurgias são consideradas de alto risco?

Não. É fato que algumas pessoas possuem uma ideia negativa sobre essa cirurgia. Talvez porque antigamente realmente a recuperação era diferente e as complicações mais frequentes. Porém, as próteses e a técnica cirúrgica evoluíram muito nos últimos anos. Atualmente, para se ter um exemplo, os pacientes podem caminhar já no primeiro dia após a cirurgia.

-Os pacientes jovens também tem indicação de prótese?

-Mais raramente. Normalmente o jovem não tem artrose e, por isso, os direcionamos para o que chamamos de Cirurgia Preservadora do Quadril.  Essa cirurgia é realizada através de uma artroscopia e, assim, conseguimos resolver problemas de quadril do adulto jovem de uma forma minimamente invasiva, propiciando ao paciente o retorno às atividades esportivas e a uma vida totalmente normal, sem limitações.

 

Clínica situada na Avenida Vicente Machado, 2322 – Bairro Batel – Curitiba-PR

Fones: (41)3242-5353/ (41)99167-0058

site: www.drchristianosaliba.com.br

Instagram: dr.christiano_saliba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Post relacionado